Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Processo de escolha do livro didático de História numa perspectiva discursiva

Process of choosing the History textbook from a discursive perspective

Oliveira, Paula Ricelle de;

Artigo Completo:

Este artigo investiga o processo de escolha do livro didático de História a partir do ponto de vista dos docentes, no âmbito do PNLD. Como instrumento para coleta das informações foram aplicados questionários. A análise dos dados coletados pauta-se sob a perspectiva discursiva com base no Sistema da Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005).

Artigo Completo:

This article investigates the process of choosing the History textbook from the point of view of teachers, under the PNLD. As instruments for data collection questionnaires were applied. The analysis of the data collected is guided under the discursive perspective based on the Appraisal System (MARTIN and WHITE, 2005).

Palavras-chave: Escolha do livro didático; Discurso docente; Sistema da Avaliatividade.,

Palavras-chave: choice of textbook; Teaching speech; Appraisal system,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-009

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL, Ministério da Educação (FNDE). Resolução nº 42 de 28 de agosto de 2012. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a educação básica.
  • [2] FERNANDES, Magda Carvalho. O acesso ao livro didático de História no Programa Nacional do Livro Didático, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre 1999 e 2008. in: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013. v. 1. p. 1.
  • [3] HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ed. London: Arnold, 1994.
  • [4] MARTIN, Jim. R.; WHITE, Peter. The language of evaluation: Appraisal in English. New York: Palgrave, 2005.
  • [5] QUEIRÓZ, Carolina Penafiel de. Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder: escolhas e usos dos livros didáticos de História em escolas municipais. Rio de Janeiro, 2012. 171 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [6] SILVA, Renato Caixeta. Avaliação e seleção de livros / materiais didáticos para o ensino de línguas – relato de uma oficina. In:. Anais do II SILID / I SIMAR. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Edição Entrelugar. 2010. p. 53-63.
  • [7] SILVA, Renato Caixeta da. Representações do livro didático de inglês: análise dos discursos de produtores e usuários com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Rio de Janeiro, 2012. 332 p. Tese de Doutorado - Departamento de Letras - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [8] TERRAZZAN, Eduardo Adolfo e ZAMBON, Luciana Bagolin. Política de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livro didático em escolas públicas de educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237. p. 584-602, maio/ago. 2013.
Como citar:

Oliveira, Paula Ricelle de; "Processo de escolha do livro didático de História numa perspectiva discursiva", p. 101-110 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações