Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Processo de design e avaliação de nudges (estímulos) para redução do abandono escolar entre estudantes com deficiência

Design process and evaluation of nudges (incentives) to reduce school dropout among students with disabilities

Cavalcanti, Cézar ; Vasconcellos, Débora ; Medeiros, Stéphanie Gomes ;

Full Paper:

O propósito deste artigo é compartilhar os conhecimentos obtidos através de experimento com nudges (estímulos comportamentais) através de mensagens de texto (SMS) e voz (torpedo de voz), para diminuir a evasão escolar de estudantes com algum tipo de deficiência (PCDs) em transição entre escolas públicas municipais para estaduais da região do agreste pernambucano. Com objetivo de executar o experimento para avaliar a eficácia de mudança de comportamento através dos nudges, foi feito processo de design thinking para construção das estratégias e estímulos, além da operacionalização e posterior avaliação. Aqui apresentamos detalhes e reflexões sobre o processo de design para construção de nudges, reflexões sobre restrições do design da informação nas mensagens usadas, bem como diretrizes para outros experimentos com nudges via mensagens de texto/voz. Apresentamos também o resultado da avaliação quantitativa do experimento que, apesar de denotar efeito positivo (aumento do número de matrículas em cerca de 2%) traz resultados inconclusivos por questões amostrais. Além disso, apontamos sugestões emergentes do processo para o desafio complexo da continuidade dos estudos dos estudantes PCD, que notavelmente precisam ir além dos estímulos.

Full Paper:

The purpose of this article is to share the knowledge obtained through experimenting with nudges (behavioral incentives) through text messages and voice messages, to reduce the school dropout rate of students with some type of disability in transition between public and municipal public schools in the region of the harsh Pernambuco. In order to carry out the experiment to assess the effectiveness of behavior change through nudges, a design thinking process was carried out to build strategies and stimuli, in addition to operationalization and subsequent evaluation. Here we present details and reflections on the design process for building nudges, reflections on information design restrictions in the messages used, as well as guidelines for other experiments with nudges via text / voice messages. We also present the result of the quantitative evaluation of the experiment, which, despite showing a positive effect (increase in the number of enrollments by about 2%), brings inconclusive results for sample reasons. In addition, we point out suggestions emerging from the process for the complex challenge of continuing the studies of students with disabilities, who notably need to go beyond incentives.

Palavras-chave: nudge, design thinking, evasão escolar, pessoa com deficiência,

Palavras-chave: nudge, design thinking, school dropout, people with disabilities,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-074-355743-CIDI-Sociedade.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Bakhtin, M. (2003). Estética da criação verbal. 4a Edição. São Paulo: Martins Fontes
  • [2] Censo da Educação Básica (2019) Resumo técnico do estado de Pernambuco censo daeducação básica. INEP. Disponível em:
  • [3] Damgaard, M. e Nielsen, H. (2018) Nudging in education. Economics of Education Review Volume 64, June 2018, Pages 313-342.
  • [4] Design Council (2019). Beyond Net Zero: a systemic design approach. Disponível em:
  • [5] França, Bruna. (2019). O envio de mensagens de texto como ferramenta para aumentar a frequência escolar de adolescentes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento), Universidade de Brasília, Brasília.
  • [6] Kasper, Andrea de Aguiar et al. (2008). Alunos com deficiência matriculados em escolas públicas de nível fundamental: algumas considerações. Educ. rev. [online]. 2008, n.31. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602008000100014.
  • [7] Mijksenaar, Paul. Visual function: an introduction to information design. Rotterdam: 010 Publishers, 199 Oreopoulos, Philip. Nudging and Shoving Students Toward Success. Educationnext Spring Vol. 21, No. 2. 2020. Disponível em: ""
  • [8] Thaler, R. e Sunstein C. (2008). Nudge: o empurrão para escolha certa. Tradução: Marcello Lino. Editora: Elsevier"
Como citar:

Cavalcanti, Cézar ; Vasconcellos, Débora ; Medeiros, Stéphanie Gomes ; "Processo de design e avaliação de nudges (estímulos) para redução do abandono escolar entre estudantes com deficiência", p. 959-970 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-074-355743-CIDI-Sociedade.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações