Artigo - Open Access.

Idioma principal

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE NA SÍNDROME DE DOWN

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE NA SÍNDROME DE DOWN

Olimpio, Mariana Morais ; Martins, Wanderson Souza ; Olimpio, Joāo Lucas Morais ; Donda, Priscila ;

Artigo:

Justificativa

Analisar a obesidade em portadores de Síndrome de DowN

 

Objetivo(s)

O objetivo é verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade emportadores da síndrome de Down residentes nos municípios de Mirassol (SP).

 

Método(s)

Trata-se de estudo corte-transversal, realizado durante o mês deJunho de 2017. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética ePesquisa da UNILAGO nº

2.556.227 . Para coleta dos dados utilizamos uma ficha de dados elaboradapela pesquisadora, que constava os dados, sexo, idade, prática ou não deatividade física, peso, estatura, tabela de Escore Z e tabela de Percentil ecálculo de Índice de massa corpórea (IMC) para adultos.

 

Resultado(s)

Avaliou-se 15 pessoas no total, sendo 10 adultos, 3 (20,0%) dosexo feminino e 7 do

sexo masculino (46,7%). E 5 crianças sendo 2 (13,3%) do sexofeminino e 3 (20,0%) do sexo masculino. Apresentados os dados na tabela 1 aseguir, divido entre adultos e crianças. Estudos têm demonstrado que aprevalência de sobrepeso e obesidade sofre incremento com o avanço da idade empessoas com SD, tornando-se fundamental a prevenção da obesidade nessapopulação para diminuir os riscos de comorbidades.

Analisando os resultados através estudo corte-transversal, podemosverificar que no presente estudo, há um grande numero de indivíduos obesos (70%), sendo que a escola mostrou ser local adequado para a detecção precoce doexcesso de peso na criança com um custo praticável baixo, podendo assim auxiliaros órgãos de saúde pública na adoção de medidas preventivas, tratamento emonitoramento nutricional das crianças, com reflexos diretos sobre aprevalência das doenças crônicas e obesidade na idade adulta.

Os achados deste estudo reforçam a ideia de que o excesso de pesona população é um problema de saúde pública que se inicia precocemente nainfância e tende a se perpetuar na idade adulta, influenciando de maneiradireta e imediata a qualidade de vida destas populações.

 

Conclusão (ões)

Comparando-seas medidas de peso e altura aferidas com as medidas estimadas, conclui-se quegrau de obesidade desta população total entre adultos e crianças é 70% obesos,30% sobrepeso e 20% normal, visando que é um índice altíssimo de obesos.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-59

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Olimpio, Mariana Morais ; Martins, Wanderson Souza ; Olimpio, Joāo Lucas Morais ; Donda, Priscila ; "PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE NA SÍNDROME DE DOWN", p. 117-118 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-59

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações