Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Preenchendo a Lacuna: Aumento da Autonomia e Eficiência Energética com um Range Extender a Etanol
Bridging the Gap: Boosting EV Range and Fuel Efficiency with an Ethanol Range Extender
MIOTTO, Guilherme Martini ; ORTOLAN, Murilo Artur ; MIZUNO, Caroline ; PALIOTO, Edvan ; ZILLI, João Paulo ; BIBOW, Murilo ; CONRADO, José ;
Trabalho completo:
A eletrificação veicular enfrenta obstáculos nos mercados emergentes, como infraestrutura limitada, alta autonomia exigida e custo elevado, dificultando a adoção em frotas comerciais. Como solução de transição, range extenders movidos a combustíveis renováveis oferecem uma alternativa viável, permitindo que veículos elétricos superem as limitações das baterias, sem comprometer o compromisso ambiental. Este estudo apresenta o desenvolvimento e validação de um range extender com motor flex movido a etanol, combustível de baixo carbono e ampla disponibilidade local. O sistema, integrado a um gerador e inversor, fornece energia à bateria de tração sem conexão mecânica com o trem de força, permitindo operação eficiente em regime constante. Com arquitetura modular e escalável, essa solução se adapta a diferentes plataformas e demandas de potência, oferecendo uma resposta prática e sustentável para os desafios da eletrificação no transporte comercial da América Latina.
Trabalho completo:
The accelerated global push for vehicle electrification faces unique challenges in emerging markets, where infrastructure limitations, autonomy constraints, and cost barriers hinder widespread adoption, particularly in commercial vehicle fleets. As a transitional solution, range extenders powered by renewable fuels present a compelling alternative, enabling electric vehicles to operate beyond the limitations of battery-only architectures while maintaining environmental integrity. This paper presents the design, integration, and functional validation of a range extender system based on a flex-fuel internal combustion engine operating on ethanol, a locally abundant and low-carbon fuel. Combined with an electric generator and inverter, the system supplies energy to the traction battery without mechanical connection to the drivetrain, allowing for steady-state, high-efficiency operation. Beyond its modularity and scalability, this architecture can be adapted to a wide range of vehicle platforms and power profiles. The result is a solution that bridges the gap between full electrification and the operational realities of Latin America?s commercial transport sector, offering a pragmatic and sustainable path toward decarbonization.
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP130
Referências bibliográficas
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Como citar:
MIOTTO, Guilherme Martini; ORTOLAN, Murilo Artur; MIZUNO, Caroline; PALIOTO, Edvan; ZILLI, João Paulo; BIBOW, Murilo; CONRADO, José; "Preenchendo a Lacuna: Aumento da Autonomia e Eficiência Energética com um Range Extender a Etanol", p. 669-674 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP130
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