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PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS

PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS

Manhães, Laci Mary Barbosa ; Cruz, Sérgio Manuel Serra da ;

Artigo Completo:

As altas taxas de evasão e retenção dos cursos de graduação das universidades públicas federais é um problema multifacetado. Este trabalho apresenta a arquitetura WAVE baseada em Mineração de Dados Educacionais (EDM). Seu objetivo é fornecer aos gestores educacionais das universidades, não especialista em mineração de dados, uma abordagem que ofereça acompanhamento semestral sobre o desempenho acadêmico dos graduandos e a predição dos que estão em risco de abandonar o sistema. A arquitetura e os modelos preditivos foram avaliados através de diversos estudos de casos que utilizaram dados reais de inúmeros cursos de graduação da UFRJ, durante um período de 16 anos. A abordagem é uma das primeiras que utiliza apenas dados acadêmicos invariantes no tempo sem considerar nenhum tipo de dado socioeconômico. Os estudos de casos comparam o desempenho de 12 algoritmos classificadores com o objetivo de identificar aqueles com maior precisão na identificação de alunos em risco de falhar na formação acadêmica.

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As altas taxas de evasão e retenção dos cursos de graduação das universidades públicas federais é um problema multifacetado. Este trabalho apresenta a arquitetura WAVE baseada em Mineração de Dados Educacionais (EDM). Seu objetivo é fornecer aos gestores educacionais das universidades, não especialista em mineração de dados, uma abordagem que ofereça acompanhamento semestral sobre o desempenho acadêmico dos graduandos e a predição dos que estão em risco de abandonar o sistema. A arquitetura e os modelos preditivos foram avaliados através de diversos estudos de casos que utilizaram dados reais de inúmeros cursos de graduação da UFRJ, durante um período de 16 anos. A abordagem é uma das primeiras que utiliza apenas dados acadêmicos invariantes no tempo sem considerar nenhum tipo de dado socioeconômico. Os estudos de casos comparam o desempenho de 12 algoritmos classificadores com o objetivo de identificar aqueles com maior precisão na identificação de alunos em risco de falhar na formação acadêmica.

Palavras-chave: Evasão; Estudantes; Algoritmos; Classificadores; Mineração de Dados Educacionais.,

Palavras-chave: Evasão; Estudantes; Algoritmos; Classificadores; Mineração de Dados Educacionais.,

DOI: 10.5151/spolm2019-148

Referências bibliográficas
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Como citar:

Manhães, Laci Mary Barbosa; Cruz, Sérgio Manuel Serra da; "PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS", p. 2050-2064 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-148

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