Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PREDIÇÃO DE PRESSÕES DE SATURAÇÃO DE COMPONENTES PRESENTES NA OBTENÇÃO DO BIODIESEL

SOUZA, A. ; ARCE CASTILLO, P.F. ;

Artigo Completo:

As pressões de saturação são propriedades termodinâmicas utilizadas para testar a eficiência de uma equação de estado, principalmente ao se tratar de substâncias de massa molar alta, como é o caso dos componentes presentes na produção de biodiesel. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa foi verificar o desempenho da equação de estado de Peng-Robinson na predição de pressões de saturação de componentes presentes na obtenção do biodiesel e também realizar uma comparação entre os resultados calculados com essa equação de estado e os obtidos pelo método de redes neurais artificiais. Os cálculos realizados com a equação de estado Peng-Robinson em MS Excel se mostraram relativamente precisos para a maioria dos componentes estudados neste artigo, exceto para o glicerol, em que houve um desvio médio de pressão de saturação de 19,5% em relação a dados de pressão experimentais, e para a trioleína, com erros ainda maiores, enquanto o método de redes neurais artificiais se mostrou mais eficiente. Paralelamente foi desenvolvida uma interface gráfica para predizer as pressões de saturação de vários componentes utilizando MatLab-GUI.

Artigo Completo:

Palavras-chave: biodiesel,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-364

Referências bibliográficas
  • [1] DIPPR Information and Data Evaluation Manager. Version 2.0, 2000.
  • [2] MARIANO, G. C. Produção de biodiesel supercrítico a partir de semente de soja via processo não catalítico. 201 170 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Centro Tecnológico, UFSC, Florianópolis.
  • [3] MORAN, M. J.; SHAPIRO, H. N. Princípios da Termodinâmica para Engenharia. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  • [4] PENG, D. Y.; ROBINSON, D. B. A new two constant equation of state. Ind. Eng. Chem. Fundam., v. 15, p. 59-64, 1976.
  • [5] TERRON, L. R. Termodinâmica Química Aplicada. 1. ed. São Paulo: Manole, 2009.
  • [6] VELLASCO, M. M. B. R. Redes Neurais Artificiais. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.
  • [7] ZUPAN, J.; GASTEIGER, J. Neural Networks for Chemists. Nova Iorque: VCH Publishers, 1993.
Como citar:

SOUZA, A.; ARCE CASTILLO, P.F.; "PREDIÇÃO DE PRESSÕES DE SATURAÇÃO DE COMPONENTES PRESENTES NA OBTENÇÃO DO BIODIESEL", p. 2076-2081 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-364

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações