Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Predição de Octangem de Gasolina com Base em Dados de Atraso de Ignição obtidos no Analisador de Câmara de Volume Constante Avançado AFIDA

Prediction of Gasoline Octane Rating Based on Ignition Delay Data from the Advanced Constant Volume Chamber Analyzer AFIDA

SANTOS, Anderson Rouge dos ; ARAUJO JUNIOR, Gerson Fernandes ; BONTORIN, Ana Carolina Bueno ; SILVA, Katia Moniz da ; RIBEIRO, Douglas Guerreiro ; MASSA, Carlos Vinicius Costa ;

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O trabalho investiga a aplicação de dados de atraso de ignição (ID) na predição de octanagens RON e MON de gasolinas, que são medições obrigatórias de especificação realizadas em motor CFR de operação complexa, custosa e morosa. As medições de ID foram obtidas usando o Advanced Fuel Ignition Delay Analyzer (AFIDA), um analisador de combustão que mede com precisão esse parâmetro sob várias condições de pressão e temperatura, de forma mais rápida e econômica, sendo capaz de simular as condições de combustão dos motores CFR. A pesquisa abrangeu várias gasolinas formuladas a partir de correntes de refino e componentes de gasolina, revelando correlações significativas entre a octanagem e os valores de ID, particularmente para gasolinas preparadas a partir do mesmo conjunto de correntes de refino, permitindo otimizações rápidas e econômicas nas formulações. Uma abordagem de análise de dados foi incorporada para aumentar a precisão das predições, utilizando dados de ID, teor de etanol e densidade dos combustíveis. Os resultados enfatizam a flexibilidade do AFIDA como uma metodologia viável para a predição de octanagem, que pode ser aplicada em P&D, otimização de processos e produtos, além de promover discussões sobre alternativas para certificação de combustíveis.

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This study investigates the application of ignition delay (ID) data in predicting the RON and MON octane ratings of gasolines, which are mandatory specification measurements conducted in a complex, costly, and time-consuming CFR engine. The ID measurements were obtained using the Advanced Fuel Ignition Delay Analyzer (AFIDA), a combustion analyzer that accurately measures this parameter under various pressure and temperature conditions, faster and cheaper, being able to simulate the combustion conditions of CFR engines. The research covered several gasolines formulated by refining streams and pure components, revealing significant correlations between octane rating and ID values, particularly for gasolines prepared from the same set of refinery streams, allowing for quick and economical optimizations in formulations. A data analysis approach was incorporated to enhance the accuracy of predictions, utilizing ID data, ethanol content and fuel density. The results emphasize the flexibility of AFIDA as a viable methodology for octane rating prediction, which can be applied in R&D, process and product optimization, as well as promoting discussions on alternatives for fuel certification.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP87

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Como citar:

SANTOS, Anderson Rouge dos; ARAUJO JUNIOR, Gerson Fernandes; BONTORIN, Ana Carolina Bueno; SILVA, Katia Moniz da; RIBEIRO, Douglas Guerreiro; MASSA, Carlos Vinicius Costa; "Predição de Octangem de Gasolina com Base em Dados de Atraso de Ignição obtidos no Analisador de Câmara de Volume Constante Avançado AFIDA", p. 428-435 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP87

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