Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Potencializando a eficiência da frenagem regenerativa em veículos elétricos: um estudo de simulação de sistemas de freio cooperativos

Enhancing regenerative braking efficiency in electric vehicles: a simulation study of cooperative braking systems

ROMÃO, Bruno ; BATAGINI, Emerson ;

Trabalho completo:

Os veículos eletrificados englobam diversas configurações de motorização elétrica. O motor elétrico desses veículos pode realizar a sua tração e pode se tornar um gerador de energia durante a desaceleração, o que é denominado de frenagem regenerativa. A unidade de controle do veículo, o gerenciamento da bateria, o motor elétrico e o inversor são componentes essenciais para o pleno funcionamento desta função. Além disso, para aumentar a eficiência da frenagem regenerativa, foram implementadas melhorias no sistema de freio, permitindo a sua cooperação com a função, onde pode-se citar a atuação do controle eletrônico de estabilidade com o amplificador de força de frenagem. Este trabalho visa apresentar resultados de simulações da frenagem regenerativa em veículos eletrificados de modo a ressaltar a sua eficiência utilizando diferentes configurações do sistema de freio. Resultados comparativos demonstram cerca de até 20% de autonomia adicional com cooperação do sistema de freio na frenagem regenerativa em ciclos de direção homologados.

Trabalho completo:

Electrified vehicles contains various configurations of electric propulsion. The electric motor in these vehicles can provide traction and can also function as a power generator during deceleration, which is known as regenerative braking. The vehicle control unit, battery management system, electric motor and inverter are essential components for the proper operation of this function. Furthermore, to enhance the efficiency of regenerative braking, improvements have been made to the braking system, allowing it to cooperate with the function, including the electronic stability control with the brake booster. This paper aims to present simulation results of regenerative braking in electrified vehicles to highlight its efficiency through different braking system configurations. Comparative testing shows that cooperative regenerative braking increases range by approximately 20% in homologated driving cycles.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP27

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Como citar:

ROMÃO, Bruno; BATAGINI, Emerson; "Potencializando a eficiência da frenagem regenerativa em veículos elétricos: um estudo de simulação de sistemas de freio cooperativos", p. 125-131 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP27

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