Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Potencial de redução de acidentes de trânsito e impacto econômico através da implementação de itens de segurança automotivos

Traffic accident reduction potential and economic impact by implementation of automotive safety devices

Nunes, Rodolfo Vieira ; Silva, Juliano Ferreira ;

Artigo completo:

Acidentes de trânsito se tornaram um problema grave não apenas de saúde pública, mas também financeiro de vários países. O custo relacionado a estes pode ser reduzido através de uma política voltada a implementação de tecnologias de segurança automotiva,

Artigo completo:

Traffic accidents have become a public and financial issue for many countries. Its related cost could be reduced by the implementation of automotive safety technologies, such as ADAS (Advanced Driver Assistant Systems). Many of these systems were implemen

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2021-PAP130

Referências bibliográficas
  • [1] World Health Organization [WHO]. 2018. Top 10 causes of death. Available in: . Access in: 27 maio 2020
  • [2] Contador, C. R.; Oliveira, N. 2015. Estatísticas da dor da perda do futuro: novas estimativas. Texto de pesquisa. Funenseg, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • [3] World Health Organization [WHO]. 2014. Injuries and Violence: The Facts. Geneva. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [4] Organização das Nações Unidas [ONU]. 2015. Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável. Available in: . Access in: 27 maio 2020
  • [5] Friedman, K; Mattos, G; Paver, J. 2017. Potential Effects of Automatic Braking on Accident Fatalities and Serious Injuries. In: 25th International Technical Conference on the Enhanced Safety of Vehicles (ESV), 2017, Detroit, Michigan, Estados Unidos. Anais… Artigo número 17-0152
  • [6] Cicchino, J. B. 2017. Effectiveness of forward collision warning and autonomous emergency braking systems in reducing front-to-rear crash rates. p. 142-152. In: Accident Analysis & Prevention 99. Elsevier, Amsterdam, Netherlands.
  • [7] Doecke, S.D., Anderson, R.W.G., Mackenzie, J.R.R., Ponte, G. 2012. The potential of autonomous emergency braking systems to mitigate passenger vehicle crashes. Centre for Automotive Safety Research. In: Australasian Road Safety Research, Policing and Education Conference, 2012, Wellington, New Zealand.
  • [8] Polícia Rodoviária Federal [PRF]. 2020. Dados Abertos – Acidentes. Available in: . Access in: 27 maio 2020
  • [9] Ministério dos Transportes, Portos e aviação Civil [MTPA]. 2017. Anuário estatístico de segurança rodoviária. Brasilia, DF, Brasil.
  • [10] Instituto de pesquisa econômica aplicada [IPEA]; Departamento Nacional de Trânsito [DENATRAN]; Associação Nacional de transportes públicos [ANTP]. 2006. Impactos sociais e econômicos dos AT nas rodovias brasileiras. Relatório Executivo. Brasília, DF, Brasil.
  • [11] Governo do Estado de São Paulo [GESP]. 2020. Relatórios e Base de Dados. Available in: Access in: 28 maio 2020
  • [12] Kutney, P. 2019. Indústria automotiva toma o rumo da Rota 2030. Automotive Business. Available in: Access in: 27 maio 2020.
  • [13] Grande, P. C. 2019 Brasil prevê só 9 novos itens de segurança obrigatórios em carros até 2030. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [14] Santos, P. M.; Guinzani, D.; Lima, G. A.; Batagini, E. 2019. Influência de requisitos NCAP e do programa Rota 2030 na implementação de sistemas AEB para indústria automotiva brasileira. In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2019, São Paulo, SP, Brasil. p. 786-801.
  • [15] Departamento Nacional de Trânsito [Denatran]. 2019. Frota de Veículos – 2019. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [16] Guimarães, G. 2017. Controle de estabilidade já está em 22% dos automóveis nacionais. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [17] European Comission [EC]. 2018. Advanced Driver Assistance Systems. Directorate General for Transport. Available in: https://ec.europa.eu/transport/road_safety/sites/roadsafety/files/pdf/ersosynthesis2018-adas.pdf>
  • [18] Agência Transporta Brasil [ATB]. 2015. Até 2022, controle eletrônico de estabilidade será item de série em automóveis. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [19] National Highway Traffic Safety Administration [NHTSA]. 2000. Fatality Reduction by Safety Belts for Front-Seat Occupants of Cars and Light Trucks. Relatório nº DOT HS 809 199. Washington, DC, USA.
  • [20] Grover, C.; Knight, I; Okoro, F et al. 2008. Automated emergency brake systems: technical requirements, costs and benefits. Published Report - PPR 227. TRL Limited, Wokingham, UK.
  • [21] Imlay, M. 2018. ADAS systems. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [22] Dekra, A. G. 2012. Road Safety Report 2012 – People and Technology. Stuttgart, Alemanha.
  • [23] Gretl. 2020. Gretl. Available in: Access in: 29 maio 2020
  • [24] DATASUS. 2020. Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM. Available in: Access in: 02 Jun. 2020
  • [25] Instituto de pesquisa econômica aplicada [IPEA]. 2015. Estimativa dos Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil com Base na Atualização Simplificada das Pesquisas Anteriores do Ipea. Relatório de Pesquisa. Brasília, DF, Brasil.
  • [26] Bastos, J. T. 2015. Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil. Observatório Nacional de Segurança Viária. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [27] Beuren, I. M. et all. 2008. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
  • [28] Instituição Fiscal Independente [IFI]. 2019. Relatório de acompanhamento fiscal. Available in: Access in: 27 maio 2020
  • [29] Andrade, M. M. 2002. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
  • [30] Gil, A. C. 1999. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Como citar:

Nunes, Rodolfo Vieira; Silva, Juliano Ferreira; "Potencial de redução de acidentes de trânsito e impacto econômico através da implementação de itens de segurança automotivos", p. 578-586 . In: Anais do XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2021-PAP130

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações