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Por que usar RGS - Representação Gráfica de Síntese - com alunos do ensino fundamental 1?

Why use RGS - Graphic Representation of Synthesis - with elementary school students 1?

Pacheco, Waleska Chagas Sieczkowski ; Zimermann, Priscila ; Padovani, Stephania ;

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"Considerando o pensamento visual enquanto área de aprendizado, a presente pesquisa busca identificar,a partir de práticas de design, elementos sobre a temática que são utilizados no Ensino Fundamental 1,além de relatar uma dinâmica sobre Representação Gráfica de Síntese - RGS com alunos do grupocitado. O estudo, de caráter exploratório, qualitativo e indutivo, sendo guiado pela Pesquisa-Ação, écomposta pela fundamentação teórica sobre o pensamento visual e RGS, identificando as lacunasexistentes dentro da temática. Coletou-se dados por meio de entrevistas semiestruturadas comprofessoras regentes e com a técnica de observação sistemática na aplicação das RGSs com os alunos.Após o levantamento teórico a partir de autores do pensamento visual e da educação, discorreu-se sobreuma dinâmica de aplicação de RGS com crianças do Ensino Fundamental 1, apresentando-se osresultados sobre a viabilidade com este público."

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"Considering visual thinking as a learning area, the present study aims to identify elements on this themethat are used in elementary school, in addition to report a school activity with Graphical Representationsfor Synthesis- GRS with students in the group mentioned. The study, which is of exploratory, qualitativeand inductive nature, is guided by Action Research and is composed of the theoretical foundation on visualthinking and GRS, in order to identify the existing gaps within the theme. Data were collected throughsemi-structured interviews with leading teachers and systematic observation during the application of GRSwith students. The dynamics proposed with this audience proved to be viable through basic adjustments inrelation to the original model, being necessary for the activity flow to be more adequate to the students'profile and the context of elementary education."

Palavras-chave: RGS - representação gráfica de síntese, educação, pensamento visual, crianças,

Palavras-chave: RGS - graphic representation of synthesis, education, visual thinking, children,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-034-354956-CIDI-Educacao.pdf

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Como citar:

Pacheco, Waleska Chagas Sieczkowski ; Zimermann, Priscila ; Padovani, Stephania ; "Por que usar RGS - Representação Gráfica de Síntese - com alunos do ensino fundamental 1?", p. 437-456 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-034-354956-CIDI-Educacao.pdf

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