Artigo - Open Access.

Idioma principal

POR QUE O CONTEÚDO DO BIODIESEL TEM EFEITOS OPOSTOS NA ESTABILIDADE TERMO-OXIDATIVA DEMISTURAS DE DIESEL / BIODIESEL EM AR DURANTE SEU ARMAZENAMENTO E QUANDO USADAS EM MOTORES DO CICLO DIESEL

Oliveira, T F ; Dweck, J ;

Artigo:

No presente trabalho, a influência do teor de biodiesel na estabilidade termo-oxidativa de misturas diesel / biodiesel de 5 a 20 (%vol), foi estudada durante as condições de armazenamento e quando utilizada em motores, utilizando-se, respectivamente, análises TG e DTAà pressão atmosférica e análises estáticas de PDSC a 290psi. Para estudos de mistura diesel / biodiesel em condições de pressão atmosférica, a estabilidade termo-oxidativa foi determinada pela temperatura inicial extrapolada dos gases oxidados liberados durante a análise termogravimétrica (TG) no ar, por perda de massa quando esta ocorria a menores temperaturas. Quando a estabilidade termooxidativa terminava antes na fase líquida, ela foi determinada pela temperatura inicial do respectivo pico exotérmico de oxidação na curva DTA. Para estudos de estabilidade termo-oxidativa em ar a pressões elevadas, foram realizadas análises por calorimetria exploratória diferencial pressurizada (PDSC), a partir das quais, a temperatura de início do PDSC (início de Tonset, PDSC), é determinada peloinício extrapolado de auto-ignição da mistura durante a análise. Os resultados mostram que a influência do teor de biodiesel nas temperaturas de início da oxidação térmica é totalmente oposta nas diferentes pressões de operação. À pressão atmosférica, quanto maior o teor de biodiesel na mistura, maior é a respectiva estabilidade termo-oxidativa, a 290 psi e pressões maiores, o efeito do teor de biodiesel é exatamente o oposto. Assim, nas condições pressurizadas do motor automotivo, a menor temperatura de decomposição do biodiesel, na verdade, acelera a temperatura de ignição e o processo de combustão das misturas diesel/biodiesel. Entretanto, durante o armazenamento ou manipulação da mistura à pressão ambiente, a maior estabilidade do  
biodiesel aliada aos seus efeitos de interação nos componentes líquidos do diesel, causam um efeito oposto, aumentando a temperatura da estabilidade termo-oxidativa quando o conteúdo de biodiesel é aumentado na mistura.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/simea2018-PAP94

Referências bibliográficas
  • [1] MME.Ministétrio de Minas e Energia. Disponível em:.Acesso em 3 de março de 2018. [2] ANP. Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis. Disponível em: . Acesso em 10 demarço 2018. [3] Kovac, O.,Sarvan, V.,Skuljak, D. (2013). Influence of biodiesel in the oxidation stability of engine oils. Goriva i Maziva. 52(3), 219-23. [4]T.A.INSTRUMENTS. (2018) Disponível em: . Acesso em 4 março de 2018. [5] Ionashiro, M., Caires, F.J., Gomes, D.J.C. (2014) Giolito: Fundamentos de Termogravimetria e Análise Térmica Diferencial / Calorimetria Exploratória Diferencial . Segunda Edição. São Paulo: Giz Editoral. [6]Dweck, J. (2015). Fatores experimentais importantes em termogravimetria. Publicação interna do Curso de Análise térmica de Materiais e Processos , Curso de Tecnologia de processos Químicos e Bioquímicos, Escola de Química da UFRJ. [7]Dweck, J.; Sampaio, C.M.S. (2004).Analysis of the Thermal Decomposition of Commercial Vegetable Oils in Air by Simultaneous TG/DTA. J. Therm. Anal. Cal. 75 (2004) 385-39 [8]Kodali, R.D.(2005).Oxidative Stability Measurement of High-Stability Oils by Pressure Differential Scanning Calorimeter (PDSC).J. Agric. Food Chem., 2005,53 (20), pp 7649–7653.DOI: 10.1021/jf051175 Publication Date (Web): September 10, 2005.
Como citar:

Oliveira, T F; Dweck, J; "POR QUE O CONTEÚDO DO BIODIESEL TEM EFEITOS OPOSTOS NA ESTABILIDADE TERMO-OXIDATIVA DEMISTURAS DE DIESEL / BIODIESEL EM AR DURANTE SEU ARMAZENAMENTO E QUANDO USADAS EM MOTORES DO CICLO DIESEL", p. 705-719 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP94

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações