Artigo - Open Access.

Idioma principal

POLIÉSTER COM REFORÇO HÍBRIDO DE TECIDO DE FIBRAS DE JUTA E RESÍDUO DE MADEIRA: COMPORTAMENTO EM TRAÇÃO

POLYESTER WITH HYBRID REINFORCEMENT OF JUTE FIBERS AND WOOD RESIDUE: MECHANICAL BEHAVIOUR IN TRACTION

MIRANDA, GEISIANE FREITAS ; FUJIYAMA, ROBERTO TETSUO ; VILHENA, EDIL SILVA DE ; VILHENA, EDIELSON SILVA DE ; ARAúJO, LEONARDO RIOS ; , ;

Artigo:

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de se obter o desempenho mecânico de materiais híbridos em esforços de tração. Fora utilizado a matriz polimérica de resina poliéster, adicionalmente com o iniciador de cura Peróxido de MEK M-50, fibra natural de juta em disposição de tecido em 28 cm x 32 cm, juntamente com a adição de rejeitos da indústria madeireira que foram utilizados na forma de Muiracatiara e Tatajuba. Inicialmente, foi pensada uma metodologia de fabricação manual que se adeque à composição dos materiais híbridos para originar os corpos de prova segundo a norma ASTM D 3039. Foi montado o compósito sanduíche em forma de placa para posterior processo em prensa hidráulica e corte em serra mecânica, segundo as dimensões exigidas, para a retirada dos corpos de prova e a realização do posterior ensaio. O compósito feito com resíduo de tatajuba obteve resultados superiores ao de Muriacatiara, apresentando uma carga máxima média de 3.281,60 N e uma tensão média na carga máxima de 52,51 N.

Artigo:

Palavras-chave: FIBRAS DE JUTA, ASTM D3039, COMPORTAMENTO MECÂNICO,

Palavras-chave: JUTE FIBERS, ASTM D3039, MECHANICAL BEHAVIOUR,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN45

Referências bibliográficas
Como citar:

MIRANDA, GEISIANE FREITAS; FUJIYAMA, ROBERTO TETSUO; VILHENA, EDIL SILVA DE; VILHENA, EDIELSON SILVA DE; ARAúJO, LEONARDO RIOS; , ; "POLIÉSTER COM REFORÇO HÍBRIDO DE TECIDO DE FIBRAS DE JUTA E RESÍDUO DE MADEIRA: COMPORTAMENTO EM TRAÇÃO", p. 1029-1035 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações