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POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE
POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE
Artigo Completo:
Do diálogo de dois projetos, o primeiro intitulado Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso que teve início em 2013 e tem finalização prevista para 2016, cujo objetivo maior é estudar textos pictóricos e poéticos contemporâneos produzidos em Mato Grosso e que apresentem elementos identitários, os quais articulem o diálogo entre as artes, por meio da afirmação da memória local e preservação do cânone e, também, o segundo com o título Multiletramentos e Tecnologia: Formação e Prática Docente – MULTFOR, com o mesmo período de atuação e com o objetivo geral de analisar a relação entre formação docente, multiletramentos e o uso das tecnologias na ação pedagógica de professores da área de linguagem da Educação Básica para compreender como estes interferem nas práticas sociais; esta pesquisa socializa o trabalho relacionado junto ao PROFLETRAS da UNEMAT – Sinop, com docentes do ensino fundamental para a instrumentalização de práticas pedagógicas e alternativas teórico-metodológicas de ensino de leitura de leitura e, de forma específica, do texto poético e do texto pictórico produzidos no contexto de Mato Grosso. A base teórica para este trabalho vem com Koch e Elias (2013) e Cavalcante (2012). O poeta apresentado neste projeto é Aclyse de Mattos, com humor e concretismo. Já as pinturas estão relacionadas com a temática da mitologia judaico-cristã e a série “o cotidiano” de Mari Bueno.
Do diálogo de dois projetos, o primeiro intitulado Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso que teve início em 2013 e tem finalização prevista para 2016, cujo objetivo maior é estudar textos pictóricos e poéticos contemporâneos produzidos em Mato Grosso e que apresentem elementos identitários, os quais articulem o diálogo entre as artes, por meio da afirmação da memória local e preservação do cânone e, também, o segundo com o título Multiletramentos e Tecnologia: Formação e Prática Docente – MULTFOR, com o mesmo período de atuação e com o objetivo geral de analisar a relação entre formação docente, multiletramentos e o uso das tecnologias na ação pedagógica de professores da área de linguagem da Educação Básica para compreender como estes interferem nas práticas sociais; esta pesquisa socializa o trabalho relacionado junto ao PROFLETRAS da UNEMAT – Sinop, com docentes do ensino fundamental para a instrumentalização de práticas pedagógicas e alternativas teórico-metodológicas de ensino de leitura de leitura e, de forma específica, do texto poético e do texto pictórico produzidos no contexto de Mato Grosso. A base teórica para este trabalho vem com Koch e Elias (2013) e Cavalcante (2012). O poeta apresentado neste projeto é Aclyse de Mattos, com humor e concretismo. Já as pinturas estão relacionadas com a temática da mitologia judaico-cristã e a série “o cotidiano” de Mari Bueno.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-002
Referências bibliográficas
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Como citar:
PRECIOSO, Adriana Lins; "POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE", p-16-26.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-002
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TY - CONF T1 - POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 16 EP - 26 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-002 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/poesia-e-pintura-relaes-possveis-em-contexto-mato-grossense-25462 KW - ER -
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Adriana Lins PRECIOSO, POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 16-26, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-002 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/poesia-e-pintura-relaes-possveis-em-contexto-mato-grossense-25462) Palavras-chave:: ;