Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PNLD Ciências: Um estudo para auxiliar o cumprimento dos critérios exigidos para a inclusão de objetos digitais de aprendizagem em coleções didáticas do ensino fundamental

A study of the compliance of requirements for digital learning objects in elementary school teaching materials

Martins, Marcos André Franco; Garcia-Gomes, Alice;

Artigo Completo:

Este estudo tem como objetivo auxiliar o cumprimento dos critérios do PNLD que avaliam objetos digitais de aprendizagem. Interpretando três dos critérios à luz de teorias sobre aprendizagem, investigação científica e design da interação, são apresentadas recomendações e exemplos de objetos reais que cumprem ou não os critérios analisados.

Artigo Completo:

This paper studies ways of attending to the criteria that assess digital learning objects in the Brazilian Textbook Program (PNLD). Interpreting three of the criteria in the light of theories about learning, scientific inquiry and interaction design, we present recommendations and examples of real objects that do or do not meet the criteria analyzed.

Palavras-chave: Objeto de aprendizagem, avaliação, design de interação,

Palavras-chave: Learning object, evaluation, interaction design,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-016

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: Ciências: Ensino Fundamental: Anos Finais. Brasília. In: FNDE, 2013. Disponível em Acesso em 14 mai. 2015.
  • [2] CARMO, K. V. do. Habilidades e procedimentos da investigação científica: percepções de um grupo de licenciandos em ciências biológicas a partir de uma sequência didática em biologia celular e molecular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 201
  • [3] EXPLORELEARNING. Effect of environment on new life form. In: ExploreLearning.com, Sem data. Disponível em
  • [4] /index.cfm?method=cResource.dspDetail&ResourceID=397> Acesso em: 24 abr. 2015.
  • [5] MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. In: UFRGS, 2000. Disponível em . Acesso em: 1 mai. 201
  • [6] MORI, R. C. Análise de experimentos que envolvem química presentes nos livros didáticos de ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. São Carlos: Dissertação (Mestrado) – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2009.
  • [7] NIELSEN, J. 10 Heuristics For User Interface Design. In: NN/g Nielsen Norman Group, 1995. Disponível em . Acesso em: 15 mai. 2015.
  • [8] PIMENTEL, M.; FUKS, H. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus-SBC, 2012.
  • [9] PINHO ALVES, J. Atividades experimentais – do método à prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
  • [10] SHERWIN, K. Pop-ups and Adaptive Help Get a Refresh. In: NN/g Nielsen Norman Group, 2015. Disponível em Acesso em: 24 abr. 2015.
  • [11] VELOCIDADE DA REAÇÃO. In: PETILLO NERY, A. L et al. Para viver juntos: Ciências, 9ºano: Ensino Fundamental, 3ª Ed. São Paulo: Edições SM, 2012. Disponível em
  • [12] col=iv&disc=cie&prod=12&cont=48_qm_9_vj_oda_ind&tit=Velocidade%20da%20rea%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 3 jun. 2015.
Como citar:

Martins, Marcos André Franco; Garcia-Gomes, Alice; "PNLD Ciências: Um estudo para auxiliar o cumprimento dos critérios exigidos para a inclusão de objetos digitais de aprendizagem em coleções didáticas do ensino fundamental", p. 167-182 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações