Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Plataforma Duolingo: um estudo das ferramentas de ensino

Duolingo platform: a study of the teaching tools

Cruz, Beatriz Lima da ; Moura, Luiza Saad de ; Romani, Elizabeth ; Rosa, José Guilherme Santa ;

Poster:

Este artigo apresenta análise do Duolingo, uma plataforma online e gratuita de ensino de idiomas. O estudo baseou-se em obras que tratam sobre ensino-aprendizagem, empregando uma pesquisa quantitativa com usuários para obtenção de dados para complementar a análise. A pesquisa tem o objetivo de compreender o funcionamento das ferramentas aplicadas no software de idiomas, versão para computador, e como ele utiliza o design instrucional para facilitar o aprendizado a distância, bem como investigar o motivo de popularidade entre os usuários. A partir deste estudo, notou-se que o Duolingo se destaca como plataforma gratuita de ensino, no entanto, não é tão efetivo quanto um curso presencial.

Poster:

This article presents an analysis of Duolingo, a free online teaching platform. The study is based on works about teaching-learning aiming to analyze the adaptation of the on-site teaching to the correspondence course with the help of technology. Besides, a quantitative survey with the users was deployed for gathering data in order to complement the analysis. This case study aims to comprehend the functioning of the tools used in the language software, computer version, and how it uses the instructional design to ease the correspondence course, as well as ascertain the reason of its popularity among the users. From this study, it was perceived that Duolingo stands out as a free teaching platform, but it’s not as effective as an on-site course.

Palavras-chave: duolingo, design instrucional, plataforma de ensino, ensino-aprendizagem,

Palavras-chave: duolingo, instructional design, teaching platform, teaching-learning,

DOI: 10.5151/cidi2017-144

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Cruz, Beatriz Lima da; Moura, Luiza Saad de; Romani, Elizabeth; Rosa, José Guilherme Santa; "Plataforma Duolingo: um estudo das ferramentas de ensino", p. 1448-1453 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-144

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações