Artigo - Open Access.

Idioma principal

Plano para Montagem de Protótipo de um Veículo Aéreo não Tripulado

Graciano, Alex de Oliveira ; Soares, Ana Camila Fonseca ; Guissoni, Ellen Diana Silva de Carvalho ; Assunção, Lucas Carvalho ; Rocha, Murilo Luiz Freire da ; Santos, Washington Luis dos ; Silva, Antonio Manoel Batista da ;

Artigo:

Os VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados) são aeronaves desenvolvidas com o intuito de acessar locais que oferecem perigo à vida humana ou onde as pessoas teriam limitações físicas e psicológicas para realizarem a mesma tarefa (ALVES, 2012). Estes são utilizados também para inspecionar grandes áreas a distância, facilitando o trabalho de segurança e manutenção. Eles existem em vários modelos e tamanhos, sendo adaptados ao fim para qual são utilizados. O modelo mais empregado é o chamado quadricóptero, composto de quatro hélices dispostas em cruz.Suas diversas aplicações no mercado impulsionaram os estudos no ramo da construção e manutenção desses veículos. A partir desses estudos pudemos adquirir conhecimentos para a escolha do projeto. A grande parte desses estudos focam no controle de estabilidade de voo das aeronaves, proporcionando o desenvolvimento de sistemas para o uso dos aparelhos com maior segurança e eficiência. A grande gama de aplicações dessas aeronaves foi o que nos incentivou a realizar este trabalho.Pretende-se com o projeto planejar a construção de uma aeronave de estrutura cruzada, usando quatro hélices para sustentação e estabilidade.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-029

Referências bibliográficas
  • [1] Boanerges, A. V. Aerodinâmica de Helicópteros, Editora Rio, 2004. 263p.
  • [2] Melo, A. S. Implementação de um Quadrotor como Plataforma de Desenvolvimento para Algoritmos de Controle. 2010. 104 f. Tese (Mestrado) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Centro Tecnológico, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
  • [3] Alves, A. S. C. Estudo e Aplicação de Técnicas de Controle Embarcadas para Estabilização de voo de Quadricópteros. 2012. 121 f. Tese (Mestrado), Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
  • [4] Ribeiro, M. S. Construindo um quadricóptero, Disponível em www.quad.marksr.com.br. Acesso em 201
Como citar:

Graciano, Alex de Oliveira; Soares, Ana Camila Fonseca; Guissoni, Ellen Diana Silva de Carvalho; Assunção, Lucas Carvalho; Rocha, Murilo Luiz Freire da; Santos, Washington Luis dos; Silva, Antonio Manoel Batista da; "Plano para Montagem de Protótipo de um Veículo Aéreo não Tripulado", p. 59-60 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-029

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações