Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA CONFECÇÃO A PARTIR DO PRODUTO: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA MINEIRA

PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA CONFECÇÃO A PARTIR DO PRODUTO: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA MINEIRA

Guimarães, Talita Venilda; Melo, Samyra Cecília Resende de; Romeiro Filho, Eduardo;

Artigo:

As PMEs - Pequenas e Micro Empresas são amplamente reconhecidas por sua importância econômica e social, notadamente para geração de empregos e garantia da economia local por meio do empreendedorismo. Por outro lado, a ausência de um plano de negócios adequado representa um risco para a sustentabilidade das PMEs, em especial daquelas nascentes, em processo de implantação ou (busca de) consolidação. Este artigo apresenta o processo de elaboração de um plano de negócio para implantação de uma confecção de roupas femininas, focada em calças de cós alto em Itabirito, cidade da região central de Minas Gerais. A partir de uma revisão de literatura e pesquisa de mercado, foi realizado um estudo sobre a sustentabilidade do negócio, quando foram levantadas informações junto a clientes, fornecedores e concorrentes. Ao final do estudo foi possível identificar os componentes necessários para uma elaboração do plano de negócios para a confecção, direcionando a empresa para alcance dos seus objetivos nos próximos cinco anos.

Artigo:

As PMEs - Pequenas e Micro Empresas são amplamente reconhecidas por sua importância econômica e social, notadamente para geração de empregos e garantia da economia local por meio do empreendedorismo. Por outro lado, a ausência de um plano de negócios adequado representa um risco para a sustentabilidade das PMEs, em especial daquelas nascentes, em processo de implantação ou (busca de) consolidação. Este artigo apresenta o processo de elaboração de um plano de negócio para implantação de uma confecção de roupas femininas, focada em calças de cós alto em Itabirito, cidade da região central de Minas Gerais. A partir de uma revisão de literatura e pesquisa de mercado, foi realizado um estudo sobre a sustentabilidade do negócio, quando foram levantadas informações junto a clientes, fornecedores e concorrentes. Ao final do estudo foi possível identificar os componentes necessários para uma elaboração do plano de negócios para a confecção, direcionando a empresa para alcance dos seus objetivos nos próximos cinco anos.

Palavras-chave: MPEs; confecção; empreendimento; calças de cós alto; roupas,

Palavras-chave: MPEs; confecção; empreendimento; calças de cós alto; roupas,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3097

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Guimarães, Talita Venilda; Melo, Samyra Cecília Resende de; Romeiro Filho, Eduardo; "PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA CONFECÇÃO A PARTIR DO PRODUTO: ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA MINEIRA", p. 690-707 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3097

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações