Poster - Open Access.

Idioma principal

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROJETO INFORMACIONAL DO DUAL CASE: UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO ESTOJO PARA ÓCULOS

Soares, Adriana Georgia Borges; Silva, Daniela Cristina de Sousa; Bezerra, Társila Cavalcante; Falani, Samira Yousef Araújo de;

Poster:

O presente trabalho objetiva expor as etapas de geração da ideia e o processo decisório para a escolha do produto desenvolvido, até a definição das principais características de um estojo para dois óculos, nomeado de Dual Case, que foi desenvolvido em sala de aula na disciplina de Projeto de Desenvolvimento de Produto utilizando a metodologia de Rozenfeld et al. (2006). O trabalho iniciou-se com a etapa de planejamento estratégico do produto, por meio da aplicação da ferramenta Brainstorming, onde os autores listaram a maior quantidade de ideias possíveis, em seguida, estas foram registradas e filtradas para serem consideradas as mais relevantes e viáveis para a realidade dos envolvidos. Em seguida, ocorreu a aplicação no Método Score, que se fez necessário para decidir qual dos produtos resultantes do Brainstorming seria desenvolvido. O projeto informacional iniciou com a identificação dos possíveis clientes e aplicação de um questionário qualitativo, elaborado pela equipe desenvolvedora e aplicado por meio Google Formulário, para coletar as possíveis características do produto, obtendo 39 respostas. Com as informações do primeiro questionário, foi possível a construção da árvore da qualidade demandada, que organiza as respostas em características do produto primária e secundária e definição das perguntas do segundo questionário, que resultou na identificação do grau de importância de cada característica mencionada pelos possíveis clientes no primeiro questionário, na qual se obteve 31 respostas. Com isso, foi realizada a análise do índice de importância corrigido pela qualidade demandada e priorizadas as características que devem existir no Dual Case para serem transformadas em especificações meta para o produto. Face ao exposto, o projeto resultou em um estojo que comporta dois óculos, com uma divisória ao meio e espelho acoplado. O tamanho meta foi definido em aproximadamente 16cmx10cm, seu material externo em couro e revestimento interno aveludado.

Poster:

Palavras-chave: Projeto de desenvolvimento de produto, Dual case, planejamento estratégico de produtos, projeto informacional,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-038

Referências bibliográficas
  • [1] ABRANTES, L.. Brainstorming: Faça uma chuva de ideias! 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2017.
  • [2] FREITAS, F. L.; FERREIRA, M. P.; MATSUO, T.K.; FORCELLINI, F.A.; OROFINO, M. A. R. Processo De Desenvolvimento De Produto: Aplicação Em Um Projeto De P&D Dentro Do Programa Aneel. XXIV Seminários Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Belém-PA. 2014.
  • [3] GODOY, M. H. C.. Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
  • [4] ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [5] RIBEIRO, J.L.D.; MOTA, E.V. O desdobramento da qualidade: modelo para services e para manufatura. Porto Alegre: PPGEP, EE/UFRGS, 1996.
  • [6] TAINO, M. A gestão de Portfólio no Processo de Desenvolvimento de Produtos: estudo de caso de uma indústria alimentícia. 2008. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção Mecânica, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.
Como citar:

Soares, Adriana Georgia Borges; Silva, Daniela Cristina de Sousa; Bezerra, Társila Cavalcante; Falani, Samira Yousef Araújo de; "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROJETO INFORMACIONAL DO DUAL CASE: UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO ESTOJO PARA ÓCULOS", p. 374-383 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-038

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações