Poster - Open Access.

Idioma principal

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INFORMACIONAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO: APLICATIVO DESTINADO ÀS EMPRESAS DO RAMO DE CONFEITARIAS

Palhares, Rafael de Azevedo ; Santos, Darlly Dayanne da Silva dos ; Silva, João Inácio de Oliveira da ; Falani, Samira Yusef Araújo de ; Trindade, Camila Ingryd Vieira ;

Poster:

O presente trabalho resulta na descrição do projeto de desenvolvimento de um novo aplicativo destinado ao setor de confeitarias. O aplicativo MyCake, visa fornecer um estreitamento relacional entre as empresas confeiteiras e seus clientes, possibilitando ao cliente a customização na montagem de bolos e visualização do seu pedido, bem como efetuar a compra onde estiverem. Foram aplicadas as ferramentas Brainstorming e o Método Score para auxiliar na tomada de decisão do produto a ser desenvolvido. Logo, foram realizadas pesquisas de mercado, por meio de questionário subjetivo e objetivo, coletando as informações dos potenciais clientes do aplicativo. A análise dos resultados se deu por meio do relacionamento entre o valor médio da avaliação estratégica e competitiva atribuída a cada requisito do aplicativo. Feito isto, concluiu-se que os itens prioritários para o desenvolvimento do produto são: Compatibilidade com mais de um sistema operacional; Fornecer claras informações sobre o produto e Usabilidade; Ressalta-se que todas essas especificações foram atendidas na etapa de montagem do protótipo. De acordo com os resultados, é possível concluir que o sucesso do aplicativo é conseqüência do desenvolvimento do produto com foco nas especificações meta, visando o atendimento da satisfação de todas as partes interessadas no produto.

Poster:

Palavras-chave: projeto de desenvolvimento de produto, Aplicativo MyCake, setor de confeitarias,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-014

Referências bibliográficas
  • [1] DUTRA, Adriana Conceição; LOPES, Claudimar de Souza; GARCIA, Mere Helen. Marketing de novos produtos lançamento e inovação. Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 2, n.5, Edição Especial, outubro 201
  • [2] NAKA, Bruno Afonso Hayaki. Modelo de desenvolvimento de produtos para uma empresa de artefatos de alumínio. 2015. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
  • [3] ORMANDY, L. Brainstorming for a topic. Author's Edition. [S.I]: [s.n], 2012.
  • [4] Rozenfeld, H.; Forcellini, F. A.; Amaral, D. C.; Toledo, J. C.; Silva, S. L. d.; Allipradini, D. H. & Scalice, R. K. (2006), Gestão de Desenvolvimento de Produtos, Saraiva.
  • [5] ROZENFELD, Henrique; FORCELLINI, Fernando Antônio; AMARAL, Daniel Capaldo. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma abordagem para a melhoria de processos. São Paulo: Saraiva, 2010.
  • [6] SOUZA, Priscila Aparecida Santos de; QUEIROZ, Stefânia Aparecida Belute. Um olhar para a qualidade no processo de desenvolvimento de produtos de uma empresa de médio porte fabricante de Lingerie. Revista de Iniciação Científica da Libertas, São Sebastião do Paraíso, v. 5, n. 1, p.1-18, dez. 2015.
Como citar:

Palhares, Rafael de Azevedo; Santos, Darlly Dayanne da Silva dos; Silva, João Inácio de Oliveira da; Falani, Samira Yusef Araújo de; Trindade, Camila Ingryd Vieira; "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E INFORMACIONAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO PRODUTO: APLICATIVO DESTINADO ÀS EMPRESAS DO RAMO DE CONFEITARIAS", p. 132-141 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações