Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO A GESTÃO DAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO A GESTÃO DAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL

Franzini Filho, Carlos Roberto; Santos, Alan Bruno Sales dos; Souza Jr., Edivaldo Teme de; Sala, João Eduardo de Oliveira; Esposito, Leonardo da Paixão;

Artigo completo:

Embora o futebol seja o esporte mais popular no Brasil, o modelo de gestão de grande parte dos clubes do futebol brasileiro ainda é amador, sendo defasado em relação à maioria dos clubes do resto do mundo no processo de formação de jogadores profissionais. Por outro lado, o planejamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio. Dentro desta abordagem, este trabalho tem por objetivo analisar o planejamento estratégico aplicado à gestão organizacional de um clube brasileiro com foco nas categorias de base e formação de atletas. Para atingir ao objetivo proposto, aplicou-se um estudo de caso exploratório com a coleta de dados a partir de uma entrevista com o atual diretor responsável pelo processo formação de atletas nas categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. As limitações para a realização deste trabalho apresentam-se com relação a análise de apenas único processo de formação de atletas profissionais em um único clube de futebol. Sugere-se como realização de pesquisas futuras, a extensão desta análise para outros clubes e a respectiva comparação dos modelos de gestão aplicados para as categorias de base.

Artigo completo:

Embora o futebol seja o esporte mais popular no Brasil, o modelo de gestão de grande parte dos clubes do futebol brasileiro ainda é amador, sendo defasado em relação à maioria dos clubes do resto do mundo no processo de formação de jogadores profissionais. Por outro lado, o planejamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio. Dentro desta abordagem, este trabalho tem por objetivo analisar o planejamento estratégico aplicado à gestão organizacional de um clube brasileiro com foco nas categorias de base e formação de atletas. Para atingir ao objetivo proposto, aplicou-se um estudo de caso exploratório com a coleta de dados a partir de uma entrevista com o atual diretor responsável pelo processo formação de atletas nas categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. As limitações para a realização deste trabalho apresentam-se com relação a análise de apenas único processo de formação de atletas profissionais em um único clube de futebol. Sugere-se como realização de pesquisas futuras, a extensão desta análise para outros clubes e a respectiva comparação dos modelos de gestão aplicados para as categorias de base.

Palavras-chave: Gestão Estratégica Organizacional, Planejamento Estratégico, Futebol, Categoria de Base, Sport Club Corinthians.,

Palavras-chave: Gestão Estratégica Organizacional, Planejamento Estratégico, Futebol, Categoria de Base, Sport Club Corinthians.,

DOI: 10.5151/viisimep-315835

Referências bibliográficas
  • [1] ANSOFF, Igor H; McDONNELL, Edward J.; Implantando a administração estratégica,
  • [2] São Paulo, Atlas, 1993.
  • [3] BARDIN L. L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977. Análise
  • [4] de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
  • [5] BUZZELL, R.D. et a. Strategic marketing management. Boston: Harvard University,
  • [6] Graduate School of Business Administration, 1977.
  • [7] CHANDLER, Jr. Alfred D. Strategy and Structure: Chapters in the history of the
  • [8] American Industrial Enterprise, Cambridhge, Massachusets: The MIT Press, 1990.
  • [9] Ferreira, D. P., & Paim, M. C. C. (2011). Estruturação das categorias de base no futebol.
  • [10] EFDeportes.com, 158. Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2020.
  • [11] HELAL, Ronaldo. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Vozes, 1997.
  • [12] MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
  • [13] NAKANO, D. Métodos de pesquisa adotados na Engenharia de Produção e gestão de
  • [14] operações. In: MIGUEL, P.A.C. (Coord.). Metodologia de pesquisa em Engenharia de
  • [15] Produção e Gestão de Operações. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2012.
  • [16] MATOS, Celso Augusto de et al. Os Efeitos do Alinhamento entre Práticas de Marketing e
  • [17] Estratégia de Negócios no Desempenho das Empresas. Revista Brasileira de Marketing, v. 17,
  • [18] n. 6, p. 849-865, 20
  • [19] MCCREADIE, Karen. A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias
  • [20] brilhantes: 1. ed. São Paulo: Globo, 2008.
  • [21] RIGBY, Darrell K. Management tools 2001: global results: Annual survey of senior
  • [22] executives. Bain & Company, Inc., 2001. 2002.
  • [23] PLURI Consultoria. Categorias de base no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: <
  • [24] https://www.pluriconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Categorias-de-Base-noBrasil.pdf> Acesso em: 24 mai. 2020.
  • [25] ZAINAGHI, Domingos Sávio. Os atletas profissionais de futebol no direito do trabalho.
  • [26] São Paulo: LTr, 1998.
Como citar:

Franzini Filho, Carlos Roberto; Santos, Alan Bruno Sales dos; Souza Jr., Edivaldo Teme de; Sala, João Eduardo de Oliveira; Esposito, Leonardo da Paixão; "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO A GESTÃO DAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL", p. 2693-2706 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315835

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações