Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PIRÓLISE DA CASCA DE MACADÂMIA: INVESTIGAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS

SANTOS, F. B. ; FERREIRA, C. G. ; CRISSAFF, L. V. ; XAVIER, T. P. ; LIRA, T. S. ;

Artigo Completo:

A busca por fontes energéticas de origem renovável, sustentável e de baixo custo, tem estimulado o desenvolvimento de processos capazes de transformar biomassa em produtos substituintes dos derivados de petróleo. A pirólise é uma alternativa viável, capaz de converter a biomassa lignocelulósica em produtos sólidos (carvão), líquidos (bio-óleo) e gasosos. O bio-óleo pode ser utilizado como substituinte de combustíveis tradicionais, o que implica o crescente interesse neste produto. Ademais, o rendimento destes três produtos é altamente influenciado pelas condições do processo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar a pirólise lenta da casca de macadâmia em leito fixo. Para isto foi realizado um planejamento experimental 32 com mais dois pontos centrais, tendo como variáveis-resposta o rendimento dos produtos: solido, líquido e gasoso, em função da temperatura e da taxa de aquecimento. O procedimento experimental permitiu observar que os rendimentos da fração líquida e sólida aumentam em menores temperaturas e taxas de aquecimento, sendo que, para fração gasosa, o comportamento foi contrário.

Artigo Completo:

Palavras-chave: pirólise,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-468

Referências bibliográficas
  • [1] PIMENTEL, L. D. A cultura da macadâmia. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 29, p. 414-716, 2007.
  • [2] DI BLASI, C. Modeling chemical and physical processes of wood and biomass pyrolysis. Progress in Energy and Combustion Science, v. 34, p. 47–90, 2008.
  • [3] GONÇALVES, G. C. Estudo da pirólise do bagaço de malte para a obtenção de bio-óleo e carvão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, 2014.
  • [4] GÓMEZ, E. O.; PÉREZ, J. M. M.; SEYE, O.; LINERO, F. A. B. Projeto de pirólise rápida contínua de biomassa com ar em reator de leito fluidizado atmosférico. Scielo Poceedings, An.3.Enc.Energ. Meio Rural, 2003.
  • [5] XAVIER, T. P. Contribuições para a pirólise da casca de macadâmia em leito de jorro cônico. 2016. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Programa de Pósgraduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2016.
Como citar:

SANTOS, F. B.; FERREIRA, C. G.; CRISSAFF, L. V.; XAVIER, T. P.; LIRA, T. S.; "PIRÓLISE DA CASCA DE MACADÂMIA: INVESTIGAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS", p. 2930-2935 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-468

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações