Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro
Qualitative and quantitative research on chatbot design in the Brazilian market
Silva, Beatriz Caetano da; Dias, Lisandra Andrade
Artigo:
O objetivo deste trabalho foi investigar os desafios, as necessidades e os processos de design de chatbots, também chamados de agentes conversacionais ou robôs de conversação, no mercado brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura disponível sobre temas relativos à área, como a conceituação e construção de chatbots, além de definições sobre UX Writing. Posteriormente, foi conduzida uma pesquisa quantitativa através de um questionário para entender quem são os profissionais que atuam nesse mercado e quais suas principais dores, seguido de 4 entrevistas para compreender os processos de design de chatbots desses profissionais. Como resultado, observa-se a dificuldade da definição dos escopos dos cargos dos profissionais que desenham os chatbots, o pouco uso de metodologias e ferramentas de design e a escassez de conhecimento teórico da área. A partir das descobertas, é possível orientar a produção acadêmica para o design de chatbots e construir melhores práticas relacionadas à área.
The aim of this paper was to investigate the challenges, needs, and design processes of chatbots, also known as conversational agents or chat robots, in the Brazilian market. To achieve this, a review of available literature on related topics, such as the conceptualization and construction of chatbots, as well as definitions of UX Writing, was conducted. Subsequently, a quantitative survey was conducted to understand who the professionals working in this market are and what their main difficulties are, followed by four interviews to understand the chatbot design processes of these professionals. As a result, the difficulty in defining the scope of job positions of chatbot designers, the limited use of design methodologies and tools, and the scarcity of theoretical knowledge in the field were observed. Based on these findings, it is possible to guide academic production for chatbot design and develop better practices related to the field.
Palavras-chave: None None
DOI: 10.5151/ergodesign2023-77
Referências bibliográficas
- [1] "ABD-ALRAZAQ, Alaa A. et al. An overview of the features of chatbots in mental health: a scoping review. International Journal Of Medical Informatics, [S.L.], v. 132, p. 103978, dez. 2019. Elsevier BV.
- [2]
- [3] ADAMOPOULOU, Eleni; MOUSSIADES, Lefteris. An Overview of Chatbot Technology. Ifip Advances In Information And Communication Technology, [S.L.], p. 373-383, 2020. Springer International Publishing.
- [4]
- [5] BUDIU, Raluca. Nielsen Norman Group. In: BUDIU, Raluca. The User Experience of Chatbots. [S. l.], 25 nov. 2018. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/chatbots/. Acesso em: 9 fev. 2021.
- [6]
- [7] COSTA, Gabriela. Sou UX de um projeto de chatbot, e agora?. Medium, [S. l.], p. 0-1, 15 jan. 2021. Disponível em: https://gabrielafrcosta.medium.com/sou-ux-de-um-projeto-de-chatbot-e-agora-9598941099c7. Acesso em: 21 out. 2021.
- [8]
- [9] COSTA, Tainara Serra et al. O crescimento do tema UX Writing para interfaces digitais ao longo dos anos. 18⁰ Ergodesign & Usihc 2022, Campina Grande, p. 995-1007, mar. 2022.
- [10]
- [11] FØLSTAD, Asbjørn; BRANDTZAEG, Petter Bae. Users' experiences with chatbots: findings from a questionnaire study. Quality And User Experience, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 1-14, 11 abr. 2020. Springer Science and Business Media LLC.
- [12]
- [13] KHANNA, Anirudh et al. A Study of Today's A.I. through Chatbots and Rediscovery of Machine Intelligence. International Journal Of U- And E-Service, Science And Technology, [S.L.], v. 8, n. 7, p. 277-284, 31 jul. 2015. NADIA.
- [14]
- [15] MOBILE TIME (org.). Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots: 2022. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/mapa-do-ecossistema-brasileiro-de-bots-2022/. Acesso em: 18 fev. 2023.
- [16]
- [17] PODMAJERSKY, T. Strategic Writing for UX. Sebastopol: O’Reilly Media, 2019.
- [18]
- [19] RODRIGUES, B. Em Busca de boas práticas de UX Writing. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2019."
- [20]
Como citar:
Silva, Beatriz Caetano da; Dias, Lisandra Andrade; "Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro", p-1193-1205.
In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/ergodesign2023-77
últimos 30 dias
61
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro JO - Blucher Design Proceedings VL - 11 IS - 3 SP - 1193 EP - 1205 PY - 2023 T2 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023 AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/ergodesign2023-77 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/pesquisa-qualitativa-e-quantitativa-sobre-o-design-de-chatbots-no-mercado-brasileiro-38676 KW - None ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Silva20144,
title="Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="11",
number="3",
pages="1193 - 1205",
year="2023",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/ergodesign2023-77",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/pesquisa-qualitativa-e-quantitativa-sobre-o-design-de-chatbots-no-mercado-brasileiro-38676",
author="Beatriz Caetano da Silva", "Lisandra Andrade Dias",
keywords="None",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Beatriz Caetano da Silva, Lisandra Andrade Dias, Pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o design de chatbots no mercado brasileiro, Blucher Design Proceedings, Volume 11, 2023, Pages 1193-1205, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/ergodesign2023-77 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/pesquisa-qualitativa-e-quantitativa-sobre-o-design-de-chatbots-no-mercado-brasileiro-38676) Palavras-chave:: None;