Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Pesquisa em Design com crianças: caminhos possíveis

Design research with children: possible paths

Santos, Camila Andrade dos ; Guimarães, Márcio James Soares ;

Artigo :

O artigo apresenta uma reflexão em torno de aspectos inerentes à pesquisa em Design com crianças, a partir de duas experiências de pesquisa desenvolvidas pelos autores, e baseada em 6 condições: o perfil das crianças; o tempo de pesquisa; o espaço de pesquisa; a metodologia; recursos e dispositivos; ética e compromisso. O objetivo é apontar caminhos possíveis à realização de estudos na área envolvendo o público infantil. Como resultado, estabelece diálogo com investigadores e apresenta viabilidade de recursos e métodos de pesquisa em Design para as infâncias, tocando também em questões de inclusão.

Artigo :

The article presents a reflection around aspects inherent to research in Design with children, based on two research experiences developed by the authors, and based on 6 conditions: the profile of children; research time; the research space; the methodology; resources and devices; ethics and commitment. The objective is to point out possible ways to carry out studies in the area involving children. As a result, it establishes a dialogue with researchers and presents viability of resources and research methods in Design for children, also touching on issues of inclusion.

Palavras-chave: infâncias; inclusão; participação infantil; métodos de pesquisa com crianças na área do Design,

Palavras-chave: childhoods; inclusion; child participation; research methods with children in the field of Design,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-27

Referências bibliográficas
  • [1] "ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag. Lectura de Imágenes: los niños interpretan textos visuales. México: FCE, 2004.
  • [2] BRANDT, Eva. Playing design games. Rehersing the future. Copenhagen: The Danish Design School Press, 2010.
  • [3] BINDER, T.; BRANDT, E., EHN, P., & HALSE, J. (2015). Democratic design experiments between parliament and laboratory. CoDesign, 11(3-4), 152-165.
  • [4] BINDER, T., DE MICHELIS, G., EHN, P., JACUGGI, G., LINDE, P.; WAGNER I. Design Things. Cambridge, MA: The MIT Press, 2011.
  • [5] BRASIL. (1990) Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • [6] COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005a. 58p.
  • [7] FERNANDES, Natália.; CAPUTO, Stella Guedes. Quem tem medo das imagens das crianças na pesquisa? Contributos para a utilização de imagens na pesquisa com crianças. In: Sociedad e Infâncias. 5, 2020: 5-19.
  • [8] GUIMARÃES, Márcio James Soares. Design Inclusivo na Contemporaneidade: diretrizes ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis a crianças cegas e com baixa visão. Tese (Doutorado). Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2020.
  • [9] HALSE, J.; BRANDT, E.; CLARK, B.; BINDER, T. (Eds.). Rehearsing the future. Copenhagen: The Danish Design School Press, 2010.
  • [10] MARTIM, Bella.; HANINGTON, Bruce.; Universal Design Methods: 100 ways to research complex problems, develop innovate ideas, asd design effective solutions. Rockport Publishers, 2012.
  • [11] SANTOS, Camila Andrade. Design participativo nas margens: democracia e direito de brincar numa situação de quilombo urbano no Brasil, 2020. Projeto de tese (doutorado) - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.
  • [12] SERPA, Bibiana; JULIANO, Clara; ANASTASSAKIS, Zoy; ""Design Anthropology e Design Ativismo: investigando métodos situados"", p. 1580-1596 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
  • [13] UNICEF, Convenção sobre o direito das crianças. Comitê Português para a UNICEF, 2019.
  • [14] BRIOZZO, Erica; GONZALES, Giovanna; GUILHERME, Janice; ARMA, Rosa. Vozes do Direita à cidade: fotografia participativa com as crianças do Bairro da Torre e do Alto da Cova da Moura, 2021. Projeto de pesquisa – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.
  • [15] "
Como citar:

Santos, Camila Andrade dos ; Guimarães, Márcio James Soares; "Pesquisa em Design com crianças: caminhos possíveis ", p. 225-236 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-27

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações