Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Pesquisa de egressos do Programa de Pósgraduação stricto sensu da Escola de Design(UEMG): resultados parciais e caminhos possíveis

Postgraduates Research of the School of Design (UEMG): partial results andpossibilities

Canaan, Raquel Pereira; Ribeiro, Rita Aparecida da Conceição;

Artigo completo:

Este artigo é o resultado parcial de pesquisa quantitativa aplicada com o intuito de recolherinformações sobre a produção dos egressos do PPGD da Escola de Design (UEMG) e entender ainfluência da formação acadêmica recebida em suas atividades atuais. Seu objetivo é apresentar osresultados já obtidos ao longo dessa pesquisa e discutir formas de mapear os caminhos dos egressose produções. Levanta o questionamento de uma ferramenta própria no sistema da Universidade pararecolher essas informações, bem como outros pontos que podem ser adicionados à pesquisa, comoimportante fonte para entendimento do cenário e tomada de decisões. Esta é uma pesquisa ainda emdesenvolvimento e foi realizada com 63 dos 106 egressos de oito turmas de mestrado (2009-2016).Até o final de 2020, almeja-se obter as respostas das turmas de mestrado de 2017 e 2018, além dasturmas de Doutorado de 2016 e 2017.

Artigo completo:

This article presents partial result of a research developed in order to collect informationabout the production of PPGD (UEMG) and understand the influence of academic training received intheir current activities. Its objective is to present the results already obtained during this research andto discuss ways to map the graduates and their productions. It raises the question of a specific tool inthe University's system to collect this information, as well as other points that can be added to theresearch, as an important source for understanding the scenario and making decisions. This is aresearch still in progress and was carried out with 63 of the 106 graduates from eight master's classes(2009-2016). By the end of 2020, the aim is to obtain the answers from the 2017 and 2018 masterclasses, in addition to the 2016 ans 2017 Doctorate classes.

Palavras-chave: design; pós-graduação; pesquisa de egressos,

Palavras-chave: design; postgraduate; graduates; quantitative research,

DOI: 10.5151/cid2020-102

Referências bibliográficas
  • [1] CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Conceitos e uso da informação organizacional e informação estratégica. Transinformação [online]. 2006, vol.18, n.1, pp.63-70. ISSN 0103-3786. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862006000100006.
  • [2] COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books 1ª edição 2008, 96p.
  • [3] ESPARTEL, Lélis Balestrin. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: o caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance – Eletrônica, v,16, no. 01.
  • [4] UNIVALI p102-114, jan/abr. 2009.
  • [5] JACOSKI, Claudio Alcides. Um estudo da gestão da informação em diferentes universidades da América do Sul, In: XI Colóquio Internacional sobre a gestão universitária na América do Sul. II Congresso IGLU. Florianópolis, 2011.
  • [6] LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
  • [7] LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação, v.23, n.1, p.104-125. Sorocaba, 2018.
  • [8] LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças, v.16, n.37, 2005.
  • [9] MORAES, Dijon de. Pós-graduação em Design no brasil: cenários e perspectivas. Estudos em design, v.22, n.3, p 01-12. Rio de Janeiro, 2014.
  • [10] MORAES, Dijon de; DIAS, Regina Álvares; BOM CONSELHO, Rosemary. Caderno de estudos avançados em design: Método/organização. Barbacena, MG: EdUEMG, 2011. 245p
  • [11] ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIÉRI, Lígia Celoria; MACHADO, Lucy Marion Philadelpho. A Atuação Profissional dos Egressos como Importante Dimensão no Processo de Avaliação de Programas de Pós-Graduação. Revista Sociedade & Natureza, ano 24, n.2, p 243-354. Uberlândia, 2012.
  • [12] WRZESINSKI, Lilian Simon; SASAKI, Andressa Vasques Pacheco. Informações estratégicas necessárias em um sistema de acompanhamento de egressos, in: III Simpósio da Educação Superior. Florianópolis: Avalies, 2017. Relatórios de Acompanhamento de Egressos consultados: Relatório de Pesquisa de acompanhamento de egressos (PAE), 2015. Pró reitoria de Extensão. Assessoria de relações com o mundo do Trabalho (ASREMT). Relatório de Pesquisa de acompanhamento de egressos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017. Programa de acompanhamento de egressos. Faculdades Cesumar, sem data. Relatório do acompanhamento de egressos / Colégio Politécnico da UFSM; Comissão de Acompanhamento de Egressos; Márcia do Nascimento(coord). Santa Maria: Colégio Politécnico da UFSM, 2017.
Como citar:

Canaan, Raquel Pereira; Ribeiro, Rita Aparecida da Conceição; "Pesquisa de egressos do Programa de Pósgraduação stricto sensu da Escola de Design(UEMG): resultados parciais e caminhos possíveis", p. 1360-1370 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-102

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações