Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Epidemiológico - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Persistência da Sífilis Congênita em Jataí

Persistência da Sífilis Congênita em Jataí

Pires, Laurena Moreira ; Mota, Arícia ; França, Sara Alves ; Silva , Marcela Costa de Almeida ; Barros , Arthur Victor Vilela ; Farias, Júlia Pires de ;

Trabalho Epidemiológico:

"INTRODUÇÃO:A sífilis (SI) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) com aumento daincidência (INC) mundial nos últimos anos. Quando a IST ocorre durante agestação há possibilidade de transmissão para o feto, gerando a sífiliscongênita (SC), causando complicações na gestação e até aborto. No Brasil,desde 2012 os testes rápidos integram o conjunto de estratégias do Ministérioda Saúde (MS), para ampliar o acesso ao diagnóstico (DG) na Atenção Básica(AB), principalmente na gestação. Logo, a vigilância sobre a ocorrência decasos de sífilis em gestantes (SG) e SC por meio da definição do perfilepidemiológico (PE) dessa IST é indicativo da eficácia das ações propostaspara prevenção, DG e tratamento (TTM).OBJETIVOS:Identificar a situação epidemiológica da SG e SC no município de Jataí-GOentre 2008 e 2017.MÉTODOS:Trata-se de um estudo descritivo do PE dos casos de SG e SC notificados nomunicípio entre os anos de 2008 e 2017. Utilizou-se dados do Sistema Nacionalde Agravos de Notificação (SINAN) pela Vigilância Epidemiológica municipal,Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e portal de Indicadores e DadosBásicos de SI nos Municípios Brasileiros do MS.RESULTADOS:Notou-se, alta da INC de SG com incremento de 3,7/1.000 nascidos vivos na suataxa de detecção. Com predomínio do PE de gestantes com o ensino fundamentalincompleto (27,74%), e do DG de SI confirmado no segundo trimestre de gestação(42%). O MS recomenda que o primeiro exame para rastreio ocorra no primeirotrimestre, nesse sentido, sugere-se a ineficácia na prática do teste rápido derastreamento usado na AB. Total de 73 casos de SC foram registrados nesteintervalo de estudo. Em 91,8% dos casos registrados de SC a mãe realizou opré-natal, com TTM materno inadequado em 63% deles, e em 64,4% não houve TTMpara os parceiros, o que compromete o curso de cura da mãe, já que pode levarà reinfecção. Jataí se encontra em uma região de saúde que possui nos últimosanos a maior taxa de detecção de casos do estado (147,6%), elevando o montantequantitativo nacional, indicando um possível surto nacional.CONCLUSÕES:Embora seja uma IST com ações de prevenção, rastreio e TTM, notou-se o aumentoda INC de SG. A identificação do PE delas é um indicativo da alta INC da ISTna população em geral. Assim, novos estudos devem ser realizados para analisaros componentes individuais, sociais relacionados à vulnerabilidade dapopulação geral à SI, favorecendo a reorientação das ações de controle."

Trabalho Epidemiológico:

-

Palavras-chave: sífilis congênita; Jataí,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-57

Referências bibliográficas
  • [1] 1- KORENROMP EL, ROWLEY J, ALONSO M, MELLO MB, WIJESOORIYA NS, MAHIANÉ SG, ET AL. Correction: Global burden of maternal and congenital syphilis and associated adverse birth outcomes—Estimates for 2016 and progress since 2012. PLoS ONE, v. 14, n. 7, p. e0219613, 2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219613 2- GOIÁS. Secretaria de Saúde. Boletim Epidemiológico Sífilis, out. 2018. 3- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV): Boletim Epidemiológico de Sífilis, vol 49/nº45, out. 2018.
Como citar:

Pires, Laurena Moreira ; Mota, Arícia ; França, Sara Alves ; Silva , Marcela Costa de Almeida ; Barros , Arthur Victor Vilela; Farias, Júlia Pires de; "Persistência da Sífilis Congênita em Jataí", p. 183-185 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-57

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações