artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Perfil tipológico e as diferentes perspectivas sobre a carreira em Design

Typological profile and the different perspectives about Design carrer

OGASAWARA, Luís Alexandre F.; RICCETTI, Teresa Maria; MARTINS, Nara Silvia Marcondes;

artigo:

O estudo de natureza qualitativa e exploratória tem como objetivo identificar a percepção dos discentes e jovens egressos do curso Design da UPM quanto ao Design, educação e atuação profissional. A pesquisa foi fundamentada e orientada pelo referencial teórico que auxiliou a demarcação de três pontos de investigação – a complexidade do sistema Design; o desenvolvimento tecnológico e o ensino-aprendizagem – que foram indagados por meio de um questionário semiestruturado viabilizado por plataforma virtual. A tabulação dessa investigação possibilitou categorizar o perfil tipológico da amostra que determinou as diferentes perspectivas de alunos e recém-formados sobre os pontos consultados. Os resultados obtidos, além da discussão estabelecida nos proporciona uma retroalimentação reflexiva sobre o campo do Design, além de subsidiar e orientar futuras estratégias de ensino-aprendizagem no curso de graduação.

artigo:

The qualitative and investigative study aims at identifying within UPM Design course students and alumni perceptions on Design, Education, and Professional Performance. The research was based on and oriented by the theoretic referential that helped on delineating three investigation aspects - Design system complexity; teaching and learning; technologic development – which were questioned via a semi-structured questionnaire provided through a virtual platform. Charting the investigation made possible to create a typological profile of the sample which determined different perspectives from the alumni and current students regarding the topics consulted on. The results obtained, as well as the discussion established, provided a feedback on Design field. Furthermore, it supports and inform future strategies regarding the teaching and learning processes at graduation level.

Palavras-chave: Design e ensino; perfil tipológico; perspectivas profissionais,

Palavras-chave: Design and teaching, typological profile, professional perspectives,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_21

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

OGASAWARA, Luís Alexandre F.; RICCETTI, Teresa Maria; MARTINS, Nara Silvia Marcondes; "Perfil tipológico e as diferentes perspectivas sobre a carreira em Design", p. 880-891 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações