Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

PERFIL DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRAS DA INFLORESCÊNCIA DE MACAMBIRA (BROMÉLIA LACINIOSA)

VIANA, L. R ; SILVA, A. H. B ; SANTOS, D. F ; CAVALCANTE, J. M. F ;

Pôster:

Uma das maiores áreas de interesse na pesquisa de materiais compósitosda atualidade, são os compósitos formados por matrizes e fibras vegetais. O uso decompósitos a base de fibras vegetais tem se demostrado uma alternativa viável em váriossegmentos. Os principais objetivos deste trabalho foram a obtenção e caracterização docompósito formado por resina poliéster e fibra da inflorescência de macambira. As fibrasforam utilizadas em diferentes porcentagens, com 5% e 10% . Os resultados mostraramque às medidas de absorção de água foi observado um aumento no nível de absorção doscompósitos com o aumento da porcentagem de fibras. O máximo percentual foi de 8,5%para compósitos com 10% em fibra. Assim, a fibra de inflorescência da macambiraaparece como uma nova possibilidade dentre os materiais de fontes renováveis, e tambémpode ser utilizada de várias formas como: divisórias, forros, entre outros, dependendoda sua aplicabilidade e finalidade. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0265

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, Laura H.. Uso de recursos naturais no desenvolvimento de compósitos poliméricos: possibilidades e limitações. in: congresso brasileiro de polímeros, 13., 2015, Campina Grande. Natal: Cbpol, 2015. CRUZ, Valério Carlos de Almeida et al. Absorção de água em compósitos macambira/poliéster insaturado: um estudo experimental. in: congresso nacional de engenharia mecânica, 6., 2010, Campina Grande. Campina Grande: Abcm, 2010. LIGOWSKI, Ezequiel; SANTOS, Benedito Cláudio dos; FUJIWARA, Sérgio Toshio. Materiais compósitos a base de fibras da cana-de-açúcar e polímeros reciclados obtidos através da técnica de extrusão. Polímeros, [s.l.], v. 25, n. 1, p.70-75, fev. 2015. MARINELLI, Alessandra L. et al. Desenvolvimento de Compósitos Poliméricos com Fibras Vegetais Naturais da Biodiversidade: Uma Contribuição para a Sustentabilidade Amazônica. Polímeros: Ciência e Tecnologia, São Carlos, v. 18, n. 2, p.92-99, 2008. SANTOS, Paulo A. et al. Efeito da Forma de Processamento e do Tratamento da Fibra de Curauá nas Propriedades de Compósitos com Poliamida-6. Polímeros: ciência e tecnologia, Campinas, v. 19, n. 1, p.31-39, 2009.
Como citar:

VIANA, L. R; SILVA, A. H. B; SANTOS, D. F; CAVALCANTE, J. M. F; "PERFIL DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRAS DA INFLORESCÊNCIA DE MACAMBIRA (BROMÉLIA LACINIOSA)", p. 978-981 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0265

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações