Artigo - Open Access.

Idioma principal

PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.

PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.

Faria, Tereza Cristina Carbonari de ; Rosa, Sílvia Caroline Massini ; Marino, Ligia de Sousa ; Taveira, Larissa de Melo ; Matos, Jéssica Beatriz de ;

Artigo:

Justificativa

Diante da necessidade de ampliar o conhecimento a respeito datemática e de conhecer outras experiências relacionadas às crianças comdeficiências é que surgiu a motivação para desenvolver este estudo. Sair docontexto da clínica onde o ambiente é "padronizado" para neutralizaro impacto variável dos diferentes ambientes sobre a capacidade do indivíduo eavaliar o desempenho das crianças num ambiente como a escola, um ambiente habitualque apresenta o envolvimento do indivíduo numa situação de vida, seriaprimordial para entender de fato a funcionalidade dessas crianças e também asbarreiras encontradas por elas.

 

Objetivo(s)

Traçar o perfil da mobilidade de alunos com deficiência físicaincluídos em escolas municipais de ensino regular em uma cidade no sul de MinasGerais e avaliar a acessibilidade escolar.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo transversal, no qual a avaliação damobilidade foi realizada frente qualificação de nove domínios da ClassificaçãoInternacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a avaliação daacessibilidade escolar foi baseada em 36 itens das normas da ABNT NBR:9050.

 

Resultado(s)

Foram avaliados 13 alunos (n=13), no qual houve prevalência dosexo masculino 69,2% e idade média de 7,3 anos. Verificou-se que 53,8% dosalunos estão no Ensino Fundamental I e 92,3% contam com auxílio de um professorde apoio. Os diagnósticos mais frequentes foram Paralisia Cerebral (n=4) eDistrofia Muscular de Duchenne (n=3). Os alunos apresentaram maior dificuldade(grave a completa) nas tarefas: mover objetos com membros inferiores (69,2%),andar (69,2%), deslocar-se (61,5%) e deslocar-se por diferentes locais (53,9%).Relacionado à acessibilidade escolar todas as instituições que recebem alunoscom deficiência física (n=9) apresentaram barreiras.

 

Conclusão(ões)

Oestudo apontou maior comprometimento da mobilidade relacionada à locomoção eque existem barreiras arquitetônicas e materiais que comprometem aindependência dos alunos com deficiência física e dificultam a participaçãoativa nos diferentes contextos escolares.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-39

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Faria, Tereza Cristina Carbonari de ; Rosa, Sílvia Caroline Massini ; Marino, Ligia de Sousa ; Taveira, Larissa de Melo ; Matos, Jéssica Beatriz de ; "PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.", p. 77-78 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações