Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

“Perdi meu ônibus”: a relação entre a ergonomia e o projeto informacional na identificação de linhas de ônibus

Ferro, Larissa ; Fernandes , Nathan ; Almeida, Antonio ; Demaison, André ;

Artigo completo:

Esteartigo visa apresentar a relação entre os aspectos cultural e a ergonomiainformacional utilizando como estudo de caso o sistema municipal de transportesde São Luís, capital do estado do Maranhão. A partir de uma licitação ocorridano ano 2016, foi proposta a mudança do sistema cromático utilizado há mais de20 anos nos ônibus da cidade, o que causou bastante confusão entre os usuáriosdo sistema, acostumados a se basear nas cores para identificar as linhas etrajetos desejados. Para entender melhor essa relação, foram pesquisados 289usuários, utilizando técnicas de questionário e entrevistas. 78,54 % dosrespondentes afirmaram que entendiam o sistema antigo, e 65,7% sentiramdificuldade em pegar o ônibus correto após a implantação do novo sistema. O usode cores na identificação das linhas também era fator de auxílio para usuáriosanalfabetos e de baixa acuidade visual. O caso aqui apresentado mostra aimportância da cognição humana como norteadora no projeto informacional, deforma a facilitar o entendimento das tarefas por parte dos usuários.

Artigo completo:

Palavras-chave: Ergonomia cultural, ergonomia informacional, sistemas de informação, transporte público,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-013

Referências bibliográficas
  • [1] ANJOS FERNANDES, R. G. dos (2007). Componentes Gráficos para um Sistema de Informação Visual em Terminais de Integração Metrô-Ônibus. Dissertação de Mestrado, Publicação T. DM - 013-A | 2007, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, DF, 159p. LANZONI, Cristine O.; SCARIOT, Cristiele A.; SPINILLO, Carla G.. Sistema de informação de transporte público coletivo no Brasil: algumas considerações sobre demanda de informação dos usuários em pontos de parada de ônibus: Sistema de informação de transporte público coletivo no Brasil: algumas considerações sobre demanda de informação dos usuários em pontos de parada de ônibus. Infodesign: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 8, n. 1, p.54-63, abr. 201 Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2017.
Como citar:

Ferro, Larissa; Fernandes , Nathan; Almeida, Antonio; Demaison, André; "“Perdi meu ônibus”: a relação entre a ergonomia e o projeto informacional na identificação de linhas de ônibus ", p. 140-150 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-013

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações