Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PERCEPÇÃO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

Defensor, Bethania Rosa ; Silva, Lara Rúbia Borges ; Aguiar, Camila Marques Alves ; Cezarino, Luciana Oranges ;

Artigo Completo:

As escolas são agentes facilitadores para a difusão de valores modificadores do comportamento ambiental individual e social; sendo assim há uma grande necessidade de se desenvolver a temática ambiental nessa instituição, para que jovens e adultos se conscientizem sobre os problemas ambientais que afligem o planeta hoje em dia e sobre o nosso papel como agentes causadores e também solucionadores. A partir desta concepção, ressaltou-se a importância de conhecer o nível de conhecimento dos gestores escolares sobre a temática ambiental e sobre como a sua abordagem é realizada nas escolas. Para obter esses dados, foram desenvolvidos e enviados aos gestores de escolas públicas do Triângulo Mineiro, questionários para analisar de que forma a Gestão Ambiental vem sendo tratada por estas instituições públicas e qual o nível de conhecimento sobre as questões ambientais dos gestores educacionais. Através dos questionários respondidos pelos gestores, inferiu-se que a grande maioria deles acha fundamental que as escolas se preocupem com as questões ambientais. Há diversas políticas publicas que incentivam a prática das questões ambientais nas escolas como a Política Nacional de Educação Ambiental. Mesmo assim, as escolas não aderem essa temática por causa de deficiências da gestão pública como a falta de infraestrutura, de incentivo monetário e ideológico, de vínculos entre instituições, de conhecimento sobre o contexto ambiental, etc. Conclui-se que as escolas e seus gestores têm buscado executar a gestão ambiental da maneira que conseguem, buscando obter o conhecimento necessário e realizando projetos ambientais cabíveis. Mas, infelizmente, ainda esbarram em deficiências que dificultam a agregação da temática ambiental, o que resulta numa menor geração de gestores com consciência ambiental nas empresas e que possuam uma visão de sustentabilidade integrada, podendo atuar na solução dos problemas ambientais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Gestão ambiental, Escolas públicas, Consciência ambiental e sustentável,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-007

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999). Brasília, DF: Senado Federal, 1999.
  • [2] COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [3] DIAS, G. F. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.
  • [4] JACOBI, P.R. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997.
  • [5] SANTOS, D. A.; SILVA, L. P. M. Diagnóstico e Percepção dos Escolares sobre Projetos Ambientais. In: II SEAT – SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE. UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, 2011.
Como citar:

Defensor, Bethania Rosa; Silva, Lara Rúbia Borges; Aguiar, Camila Marques Alves; Cezarino, Luciana Oranges; "PERCEPÇÃO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO", p. 60-69 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações