Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Cenachi, Henrique de Andrade ; Almeida, Juliana Provenzani de ; Chaves, Rodrigo Guimarães ; Soares, João Carlos Lima ; Oliveira, Ricardo ; Oliveira Junior, João Batista de ; Rodrigues, Johnny Souza ; Santos, Patrícia da Silva ;

Artigo Completo:

A temática ambiental se tornou um dos principais assuntos da atualidade devido aos grandes problemas relacionados ao meio ambiente. A educação ambiental tem como objetivo a disseminação de ideias positivistas em relação aos processos, das quais os indivíduos agem em prol da conservação do meio ambiente. A percepção ambiental possui grande relevância para o entendimento das inter-relações homem e o ambiente. O trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos da Faculdade de Viçosa – FDV em relação à educação ambiental. Para essa avaliação foi criado um questionário semi-estruturado com 21 perguntas entre questões abertas e fechadas. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de 140 estudantes de graduação. As perguntas tinham como objetivo analisar o perfil dos graduandos assim como o conhecimento sobre temáticas ambientais e da importância desses conhecimentos na sua formação acadêmica. Após analises concluímos que grande parte dos graduandos possui uma boa percepção, mas que mesmo assim é necessário um maior envolvimento nas temáticas ambientais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Sustentabilidade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-203

Referências bibliográficas
  • [1] DAS, O. EXERCÍCIO. Educação ambiental. Revista Brasileira de Ciências Ambientais–número, v. 7, p. 28, 2000.
  • [2] FERNANDES, Roosevelt S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2004.
  • [3] PNMA - Política Nacional do Meio Ambiente, Conceitos de Educação Ambiental. Disponível em: << http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>> Acesso em 20 de Maio de 2017.
  • [4] REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 199
Como citar:

Cenachi, Henrique de Andrade; Almeida, Juliana Provenzani de; Chaves, Rodrigo Guimarães; Soares, João Carlos Lima; Oliveira, Ricardo; Oliveira Junior, João Batista de; Rodrigues, Johnny Souza; Santos, Patrícia da Silva; "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL", p. 2025-2033 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-203

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações