Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cenachi, Henrique de Andrade; Chaves, Rodrigo Guimarães; Soares, João Carlos Lima; Oliveira, Ricardo; Oliveira Junior, João Batista de; Rodrigues, Johnny Souza; Almeida, Juliana Provenzani de; Santos, Patrícia da Silva
Artigo Completo:
A temática ambiental se tornou um dos principais assuntos da atualidade devido aos grandes problemas relacionados ao meio ambiente. A educação ambiental tem como objetivo a disseminação de ideias positivistas em relação aos processos, das quais os indivíduos agem em prol da conservação do meio ambiente. A percepção ambiental possui grande relevância para o entendimento das inter-relações homem e o ambiente. O trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos da Faculdade de Viçosa – FDV em relação à educação ambiental. Para essa avaliação foi criado um questionário semi-estruturado com 21 perguntas entre questões abertas e fechadas. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de 140 estudantes de graduação. As perguntas tinham como objetivo analisar o perfil dos graduandos assim como o conhecimento sobre temáticas ambientais e da importância desses conhecimentos na sua formação acadêmica. Após analises concluímos que grande parte dos graduandos possui uma boa percepção, mas que mesmo assim é necessário um maior envolvimento nas temáticas ambientais.
A temática ambiental se tornou um dos principais assuntos da atualidade devido aos grandes problemas relacionados ao meio ambiente. A educação ambiental tem como objetivo a disseminação de ideias positivistas em relação aos processos, das quais os indivíduos agem em prol da conservação do meio ambiente. A percepção ambiental possui grande relevância para o entendimento das inter-relações homem e o ambiente. O trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos da Faculdade de Viçosa – FDV em relação à educação ambiental. Para essa avaliação foi criado um questionário semi-estruturado com 21 perguntas entre questões abertas e fechadas. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de 140 estudantes de graduação. As perguntas tinham como objetivo analisar o perfil dos graduandos assim como o conhecimento sobre temáticas ambientais e da importância desses conhecimentos na sua formação acadêmica. Após analises concluímos que grande parte dos graduandos possui uma boa percepção, mas que mesmo assim é necessário um maior envolvimento nas temáticas ambientais.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-203
Referências bibliográficas
- [1] DAS, O. EXERCÍCIO. Educação ambiental. Revista Brasileira de Ciências Ambientais–número, v. 7, p. 28, 2000.
- [2] FERNANDES, Roosevelt S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2004.
- [3] PNMA - Política Nacional do Meio Ambiente, Conceitos de Educação Ambiental. Disponível em: << http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>> Acesso em 20 de Maio de 2017.
- [4] REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
Como citar:
Cenachi, Henrique de Andrade; Chaves, Rodrigo Guimarães; Soares, João Carlos Lima; Oliveira, Ricardo; Oliveira Junior, João Batista de; Rodrigues, Johnny Souza; juliana provenzani almeida; Santos, Patrícia da Silva; "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL", p-2025-2033.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/xveneeamb-203
últimos 30 dias
63
downloads
0
visualizações
2
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 4 IS - 2 SP - 2025 EP - 2033 PY - 2017 T2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES AU - , , , , , , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-203 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/percepo-dos-alunos-da-faculdade-de-viosa-fdv-em-relao-educao-ambiental-27433 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Cenachi20144,
title="PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="4",
number="2",
pages="2025 - 2033",
year="2017",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-203",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/percepo-dos-alunos-da-faculdade-de-viosa-fdv-em-relao-educao-ambiental-27433",
author="Henrique de Andrade Cenachi", "Rodrigo Guimarães Chaves", "João Carlos Lima Soares", "Ricardo Oliveira", "João Batista de Oliveira Junior", "Johnny Souza Rodrigues", "Juliana Provenzani de Almeida", "Patrícia da Silva Santos",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Henrique de Andrade Cenachi, Rodrigo Guimarães Chaves, João Carlos Lima Soares, Ricardo Oliveira, João Batista de Oliveira Junior, Johnny Souza Rodrigues, Juliana Provenzani de Almeida, Patrícia da Silva Santos, PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE VIÇOSA – FDV EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Blucher Engineering Proceedings, Volume 4, 2017, Pages 2025-2033, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-203 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/percepo-dos-alunos-da-faculdade-de-viosa-fdv-em-relao-educao-ambiental-27433) Palavras-chave:: ;