Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PERCEPÇÕES DO CONCEITO DE QUALIDADE NO DESIGN DE PRODUTOS PLÁSTICOS NAS VISÕES DE USUÁRIOS E DESIGNERS

Mira, Maria do Rosário Gonçalves ; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado concluída em 2015, realizada com usuários e designers profissionais, em pesquisa de natureza fenomenológica, a respeito da percepção das qualidades do material plástico aplicados ao design de produtos. Neste estudo, fez -se uso da técnica de entrevistas em profundidade semiestruturadas, realizadas com 35 p articipantes (usuários) e doze designers, homens e mulheres, em idades variadas, em amostra não estratificada. Para o tratamento de dados, utilizou-se da técnica de análise associativa de dados, baseada no processo de identificação indutiva de eixos temáticos, a partir do exame analítico dos dados brutos levantados já selecionados e fragmentados . Percebeu-se que, como usuáriosinteragem com materiais por meio dos produtos de que seutilizamem suas tarefas diárias, tal interação leva a que, com o passar do tempo,atribuam significados aos produtos com base em entendimentosdecorrentesdeste processo. A qualidade de um material, sob forma de produto, é, então, avaliada considerando-se fatores tais como a categoria do produto, o contexto associado, seu custo, durabilidade, resistência, acabamento e a aparência inicial versus aparência pós-uso. Este processo acontece tanto por meio de experiência individual quanto em interação com outros usuários. Por outro lado, designers operam como agentes que direcionam escolhas e configuram produtos a partir de premissas projetuais e de solicitações da indústria de bens de consumo , visando atender aos usuários. Como parte de suas atribuições, configuram produtos, selecionam materiais e indicam processos e acabamentos que lhes pareçam adequados também para carregar, semanticamente, as experiências que os produtos que projetam propiciarão a seus usuários.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design de produto; usuário; semântica de produtos; semântica de materiais; materiais plásticos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0370

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, Michael e JOHNSON, Kara. Materiais e design: Arte e ciência da seleção de materiais no design de produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 201
  • [2] BAUER, Martin. W. e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um guia prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
  • [3] DIAS, Maria Regina Alves Correia. Percepções dos materiais pelos usuários: modelo de avaliação Permatus. Tese de Doutorado. Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2009.
  • [4] DESMET, Pete M.A e SCHIFFERSTEIN, H.N.J. Tools facilitating multi-sensory product design for all aspects. The Design Journal: A International Journal for All Aspects of Design, Vol.11, Issue 2, 2008.
  • [5] DESMET, Pete M.A e HEKKERT, Paul. Framework of product experience. International Journal of Design, vol. 1, n.1, 2007.
  • [6] DESMET, Pete M.A. A multilayered model of product emotions. The Design Journal: A International Journal for All Aspects of Design, Vol.6, Issue 3, 2003.
  • [7] DOORDAN, P.D. On materials. In: Design Issues, 19 (Autumm, 2003): p. 3-8, MIT Press.
  • [8] FAUCHEAU, Jenny; DEL CURTO, Bárbara; DELAFOSSE, David. Experimental setup for visual and tactile evaluation of materials and products through Napping. Disponível em: , 2015, p. 1-2.
  • [9] FISHER, Tom.H. What we touch, touch us: Materials, affects, and affordances. In: Design Issues, 20 (Autumm, 2004): p. 20-31. MIT Press.
  • [10] FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • [11] KARANA, Elvin. Meaning of material. Master of Industrial Design. Midle East Tchnical University,Turkey, 2009.
  • [12] ______ How do materials obtain their meanings? Middle East Technical University (Ankara) Turkey, 2010. Disponível em: .
  • [13] KARANA, Elvin; HEKKERT, Paul. User-material-product Interrelationships in Attributing Meanings. International Journal of Design, Vol.4, no. 3, 2010. Disponível em: , acesso em 7/2/20
  • [14] KARANA, Elvin; PEDGLEY, Owen; ROGNOLI, Valentina. Materials Experience: Fundamentals of materials and design. Oxford, 20
  • [15] HOCHBERG, J. James Jerome Gibson: A biographical memoir by Julian Hochberg. National Academy of Sciences Washignton D.C., 1994.
  • [16] KATZ, Sylvia. Plastics: Commom objects, classic design. Londres: Thames and Hudson, 1984.
  • [17] KRIPPENDORFF, Karl. e BUTTER, Reinhard. Product Semantics: Exploring the symbolic qualities of form. Annenberg School for Communication: University of Pennsylvania, 1984. Disponível em: , acesso em 3/07/2013.
  • [18] ____________ Semantics: Meanings and contexts of artifacts. Annenberg School for Communication: University of Pennsylvania, 2007.
  • [19] ____________ On the essential contexts of artifacts or on the proposition that “Design is make sense (of things) ”. Design Issues: Vol. V, no. 2, Spring 1989.
  • [20] ____________ Propositions of Human-centeredness: A Philosophy for design. Annenberg School for communication: University of Pennsylvania, 2000. Disponível em: , acesso em 3/07/2013.
  • [21] MOSSMAN, Susan. Fantastic plastic: Product design + consumer culture. Londres: Black Dog, 2008.
  • [22] ROSS, P. e WENSVEEN, S.A.G. Design behavior in interaction: Using aesthetic experience as a Mechanism for design. International Journal of Design, Vol.4, no. 2, 2010. Disponível em: , acesso em 1/mar/2014 .
  • [23] SPARKE, Penne. The plastic age: From modernity to post-modernity. Londres: Victoria e Albert Museum, 1990.
  • [24] SILVA, O.; CRILLY, N.; HEKKERT, Paul. How people´s appreciation of products is affected by their knowledge of designers’ intentions. In: International Journal of Design, Vol. 9 No. 2, 2015.
  • [25] YANAGISAWA, H e HAKATSUJI, K. Effects of visual expectation on perceived tactile perception: An evaluation method of surface texture with expectation effect. Disponível em: , International Journal of Design Vol. 9 No. 1. acessado em 15/ jan/ 2015.
Como citar:

Mira, Maria do Rosário Gonçalves ; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do; "PERCEPÇÕES DO CONCEITO DE QUALIDADE NO DESIGN DE PRODUTOS PLÁSTICOS NAS VISÕES DE USUÁRIOS E DESIGNERS", p. 4305-4315 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0370

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações