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PERCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DOS CONCEITOS DE LÍNGUA E DE CULTURA NO ENSINO DE INGLÊS
PERCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DOS CONCEITOS DE LÍNGUA E DE CULTURA NO ENSINO DE INGLÊS
Artigo Completo:
este artigo é um recorte de minha pesquisa de mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná e tem por objetivo apresentar a percepção de um grupo de professores a respeito dos conceitos de língua e de cultura e qual a relação de ambos no ensino da língua inglesa no cenário brasileiro atual. Sendo assim, toma-se como referência para a análise estudos pós-modernos sobre cultura (BHABHA, 2013; HALL, 2006, 2013) e a concepção sociointeracionista da linguagem, compreendendo língua como discurso (BAKHTIN, 1995; JORDÃO, 2006) e dialogando com a noção de língua como cultura (KRAMSCH, 1993, 1998). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo-interpretativista (BAUER, GASKELL, ALLUM, 2012; BORTONI-RICARDO, 2008), pois considera a interpretação das respostas obtidas de entrevistas e questionários realizados com um grupo de professores. O grupo fora composto por um total de 6 docentes, todos recém egressos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e em atuação no ensino da língua inglesa em instituições da região de Curitiba. Por meio de análise de conteúdo (BAUER, 2012), os dados foram codificados e categorizados para a perquirição dos entendimentos sobre ambos os conceitos por parte dos docentes. Entre os resultados observados, destaca-se a constante percepção da indissociabilidade das noções de língua e de cultura corroborando a acepção de língua como cultura, como propõe Kramsch (1993, 1998), no processo de ensino-aprendizagem de inglês.
este artigo é um recorte de minha pesquisa de mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná e tem por objetivo apresentar a percepção de um grupo de professores a respeito dos conceitos de língua e de cultura e qual a relação de ambos no ensino da língua inglesa no cenário brasileiro atual. Sendo assim, toma-se como referência para a análise estudos pós-modernos sobre cultura (BHABHA, 2013; HALL, 2006, 2013) e a concepção sociointeracionista da linguagem, compreendendo língua como discurso (BAKHTIN, 1995; JORDÃO, 2006) e dialogando com a noção de língua como cultura (KRAMSCH, 1993, 1998). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo-interpretativista (BAUER, GASKELL, ALLUM, 2012; BORTONI-RICARDO, 2008), pois considera a interpretação das respostas obtidas de entrevistas e questionários realizados com um grupo de professores. O grupo fora composto por um total de 6 docentes, todos recém egressos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e em atuação no ensino da língua inglesa em instituições da região de Curitiba. Por meio de análise de conteúdo (BAUER, 2012), os dados foram codificados e categorizados para a perquirição dos entendimentos sobre ambos os conceitos por parte dos docentes. Entre os resultados observados, destaca-se a constante percepção da indissociabilidade das noções de língua e de cultura corroborando a acepção de língua como cultura, como propõe Kramsch (1993, 1998), no processo de ensino-aprendizagem de inglês.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-027
Referências bibliográficas
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Como citar:
SILVA, Gisele dos Santos da; "PERCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DOS CONCEITOS DE LÍNGUA E DE CULTURA NO ENSINO DE INGLÊS", p-330-344.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-027
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TY - CONF T1 - PERCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DOS CONCEITOS DE LÍNGUA E DE CULTURA NO ENSINO DE INGLÊS JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 330 EP - 344 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-027 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/percepes-de-docentes-acerca-dos-conceitos-de-lngua-e-de-cultura-no-ensino-de-ingls-25486 KW - ER -
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Gisele dos Santos da SILVA, PERCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DOS CONCEITOS DE LÍNGUA E DE CULTURA NO ENSINO DE INGLÊS, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 330-344, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-027 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/percepes-de-docentes-acerca-dos-conceitos-de-lngua-e-de-cultura-no-ensino-de-ingls-25486) Palavras-chave:: ;