Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Percepção visual de aparelhos auditivos pelo público jovem: um recorte de usuários indiretos e não-usuários

Visual perception on hearing aids by the young public: a profile of users and non-users

Biruel, Júlia Monteiro ; Fernandes, Nathan Martins ; Marques, Larissa Raquel Ferro ; Castro, Erika Veras de ; Landim, Paula da Cruz ;

Artigo:

"A deficiência auditiva é uma doença que acomete muitos idosos no Brasil e no mundo, e a estimativa éque estas patologias tendem a aumentar com os anos. O presente artigo teve como objetivocompreender a percepção de não-usuários com relação a três modelos de aparelhos auditivos. Para tal,utilizou-se uma adaptação da ferramenta roda de emoções de Plutchik no Google Forms. Os resultadosindicaram que os aspectos configuracionais dos produtos de tecnologia assistiva influenciamvisualmente os não usuários - pessoas que não possuem contato com deficientes auditivos que fazemuso do aparelho, e usuários indiretos - pessoas que convivem com deficientes auditivos. Os resultadosindicaram que há uma frequente associação a sentimentos positivos como admiração, e em proporção,a sentimentos negativos como tristeza em relação a estes produtos. Dessa forma, os aparelhos auditivosmais discretos foram melhores aceitos. Conclui-se que o design de produto tem potencial a exercerpositivamente no empoderamento e criação de valor aos aparelhos auditivos, de modo que os usuáriospossam se sentir confortáveis, confiantes, e assim, reduzir a taxa de rejeição e abandono do produto."

Artigo:

"Hearing impairment is a disease that affects many elderly people in Brazil and around the world, and it isestimated that these pathologies tend to increase over the years. This article aimed to understand theperception of non-users regarding three models of hearing aids. For this, an adaptation of Plutchik'swheel of emotions tool in Google Forms was used. The results indicated that the configurational aspectsof assistive technology products visually influence non-users - people who have no contact with hearingimpaired people who use the device, and indirect users - people who live with hearing impaired people.More discreet hearing aids were better accepted, but the results indicated that there is a frequentassociation with positive feelings such as admiration, and in proportion, with negative feelings such assadness in relation to these products. It is concluded that product design has the potential to exert apositive influence on empowerment and value creation for hearing aids, so that users can feelcomfortable, confident, and thus reduce the rate of rejection and abandonment of the product."

Palavras-chave: estigma; tecnologia assistiva; design emocional;,

Palavras-chave: stigma; assistive technology; emotional design,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-10

Referências bibliográficas
  • [1] "BATISTA, Ana Rita Machado. Estudo da influência das emoções no Processo Empreendedor. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos de Gestão, Universidade do Minho, Minho, 2016.CRUZ, Mariana Sodário; OLIVEIRA, Luiz Roberto de; CARANDINA, Luana; LIMA, Maria Cristina Pereira; CÉSAR, Chester Luis Galvão; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; ALVES, Maria Cecilia Goi Porto; GOLDBAUM, Moises. Prevalência de deficiência auditiva referida e causas atribuídas: um estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 5, p. 1123-1131, maio 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000500019.
  • [2] CUNHA, Julia Marina. Design para inclusão: o aparelho auditivo como acessório de moda. 2017. 148 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
  • [3] CUNHA, Julia Marina; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Design e Tecnologia Assistiva: o aparelho auditivo como acessório de moda. In: PASCHOARELLI, Luis Carlos; MEDOLA, Fausto Orsi (org.). Tecnologia Assistiva: pesquisa e conhecimento - ii. Bauru: Canal6, 2018. p. 391-400.
  • [4] CUNHA, Julia Marina; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Mensuração da percepção estética de aparelhos auditivos por meio do rastreamento ocular. Human Factors In Design, v. 9, n. 18, p. 020-035, 15 dez. 2020. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2316796309182020020.
  • [5] ERLER, Susan F.; GARSTECKI, Dean C.. Hearing Loss- and Hearing Aid-Related Stigma. American Journal Of Audiology, v. 11, n. 2, p. 83-91, dez. 2002. American Speech Language Hearing Association. http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889(2002/020).
  • [6] FERRO-MARQUES, Larissa Raquel. A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: investigação entre colheres destinadas às pessoas com doença de parkinson e tremor essencial. 2022. 221 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós- Graduação em Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2022.
  • [7] GUARINELLO, Ana Cristina; MARCELOS, Shirlei Biano; RIBAS, Angela; MARQUES, Jair Mendes. Análise da percepção de um grupo de idosos a respeito de seu handicap auditivo antes e após o uso do aparelho auditivo. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 739-745, dez. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1809- 98232013000400008.
  • [8] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 2425 - População residente por tipo de deficiência, segundo a situação do domicílio, o sexo e os grupos de idade - Amostra - Características Gerais da População. 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3425#resultado. Acesso em: 13 mar. 2023.
  • [9] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 8210 - Pessoas que referiram usar algum aparelho para lidar com problemas de audição, por sexo e situação do domicílio. 201 Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/8210#resultado. Acesso em: 13 mar. 2023.
  • [10] PLUTCHIK, R. Emotion: A psychoevolutionary synthesis. Harper & Row: New York, 1980.
  • [11] SAUCEDO, Kellys Regina Rodio. Estudo sociológico das emoções na formação de professores: interpretando interações face a face em um tema controverso da educação científica. 2019. 242 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
  • [12] SIGNIA, Widex. Preços dos aparelhos auditivos: entenda tudo. entenda tudo. 2021. Disponível em: https://comunicareaparelhosauditivos.com/precos-dos-aparelhos-auditivos-entenda- tudo/. Acesso em: 13 mar. 2023.
  • [13] Strongman, K.. (1996). A psicologia da emoção. (4a ed). Lisboa: Climepsi Editores "
Como citar:

Biruel, Júlia Monteiro; Fernandes, Nathan Martins; Marques, Larissa Raquel Ferro; Castro, Erika Veras de; Landim, Paula da Cruz; "Percepção visual de aparelhos auditivos pelo público jovem: um recorte de usuários indiretos e não-usuários", p. 158-174 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações