Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Pelourinho em São Luís: narrativa por meio do design e ativismo sobre memória coletiva no museu Cafua das Mercês

Pillory in São Luís: a narrative through design and activism about collective memory at the Cafua das Mercês museum

Raposo, Felipe Pereira ; Moreira, Daniela Menezes ; Melo, Camila Pereira ; Berrêdo, Alina Karen Abreu ; Noronha, Raquel Gomes ;

Artigo:

Este artigo apresenta o processo de construção do projeto gráfico vinculado à uma narrativa sobre o Pelourinho, acervo patrimonial em exposição no Museu Cafua das Mercês, na cidade de São Luís. Inspirados por experiências e reflexões acerca de Museus http://lattes.cnpq.br/1884579998550541Afrodigitais no Brasil, graduandos de Design da Universidade Federal do Maranhão seguiram os passos metodológicos orientados pela disciplina Projeto Gráfico I: iniciando com revisão bibliográfica e estudo em grupo de referências teóricas relativas à construção de narrativas étnicas em exposições museológicas; seguida de escuta interativa com equipe técnica do Cafua das Mercês para conhecer a narrativa adotada por este museu; além da experimentação de técnicas criativas como mapa mental, moodboard e storyboard para a elaboração de peças gráficas alinhadas ao conceito de museu como zona de contato, descrito por James Clifford (2016).

Artigo:

This article presents the process of creating a graphic project associated with a narrative about Pelourinho, a heritage collection on display at the Cafua das Mercês Museum, in the city of São Luís. Inspired by experiences and reflections related to Afrodigital Museums in Brazil, Design graduates from the Federal University of Maranhão followed the methodological steps guided by the discipline Graphic Design I: bibliographic review and group study of theoretical references related to the construction of ethnic narratives in museum exhibitions; listen interactive with the technical team of Cafua das Mercês to get to know the narrative adopted by this museum; in addition to experimenting with didactic and creative techniques such as mind map, moodboard and storyboard for the elaboration of graphic pieces aligned with the concept of museum as a contact zone, described by James Clifford (2016).

Palavras-chave: Museu; projeto gráfico; pelourinho,

Palavras-chave: Museum; graphic design; pillory,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-47

Referências bibliográficas
  • [1] "ABRANCHES, Dunshee de. O Cativeiro. 3 ed. São Luís, Edições AML, 2012.
  • [2] ALBUQUERQUE, Elisabete Maria de. Design gráfico em tempos de ativismo. Repositório Digital da UFPE, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34595. Acesso em: 15/04/2021
  • [3] BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. N.11. Brasília, 201
  • [4] BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e a perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016.
  • [5] BOMFIM, Gustavo A. Ideias e Formas na História do Design: Uma Investigação estética. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 1998. v. 1. 184p.
  • [6] BUZAN, Tony. Mapas mentais. Tradução de Paulo Polzonoff Jr. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
  • [7] CLIFFORD, James. Museus como zonas de contato. Tradução de Alexandre Barbosa de Souza e Valquíria Prates. n.6. 2016.
  • [8] FISCHER, Gustavo, SCALETSKY, Celso Carnos, AMARAL, Laura Guidali. O storyboard como instrumento de projeto: reencontrando as contribuições do audiovisual e da publicidade e seus contextos de uso no design. V.3 Nº 2, Unisinos. Strategic Design Research Journal, 3(2): 54-68, 2010. Acesso em 18/04/2021.
  • [9] GARRETTO, Gairo. Garrett: traficante de escravos. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Jaguatirica, 2018.
  • [10] MARQUES, Walter, ROCHA, Viviane M., DINIZ, Maria de J. dos S., MONTEIRO, Thainara C. Arte-educação informal no Cafua das Mercês. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p. 64470-64480, sep. 2020.
  • [11] MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO-MA. Cafua das Mercês. São Luís. 9 jul. 2020. Instagram: @museuhistoricoeartistico. Disponível em https://www.instagram.com/tv/CCcGEMPlgQG/?igshid=fz2mxnwts24z. Acesso em: 05/04/2021.
  • [12] MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO-MA. Pelourinho de São Luís. São Luís. 9 jul. 2020. Instagram: @museuhistoricoeartistico. Disponível em https://www.instagram.com/tv/CCcGEMPlgQG/?igshid=fz2mxnwts24z. Acesso em: 05/04/2021.
  • [13] NORONHA, Raquel Gomes. O designer e a produção de sentido na construção de iconografias. In: A imagem na idade média: mediações na imagem e o popular contemporâneo / Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil (org.); Raquel Gomes Noronha... [et al.]. - São Luís: EDUFMA, 2010.
  • [14] PEREIRA, Taís Vieira; SCALETSKY, Celso Carnos. Mood Board Como Espaço de Construção de Metáforas e Conceitos de Design. IN: CIPED 2011, Lisboa: CIAUD, 2011.
  • [15] POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Tradução de Dora Rocha Flaksman. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol 2. n. 3, 1989, p. 3-
  • [16] REZENDE, Lívia Lazzaro. A circulação de imagens no Brasil oitocentista: uma história com marca registrada. In: O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960 / Rafael Cardoso (org.); Lívia Lazzaro Rezende [et al.]. - 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [17] SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museu Afrodigital: políticas culturais, identidade afro-brasileira e novas tecnologias. In: Museus afrodigitais e política patrimonial. São Luís: EDUFMA, p. 21-48, 2012.
  • [18] "
Como citar:

Raposo, Felipe Pereira ; Moreira, Daniela Menezes ; Melo, Camila Pereira ; Berrêdo, Alina Karen Abreu ; Noronha, Raquel Gomes ; "Pelourinho em São Luís: narrativa por meio do design e ativismo sobre memória coletiva no museu Cafua das Mercês", p. 401-413 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações