Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Pegada de Carbono de Componentes para Sistemas de Transmissões e Motores Automotivos - Perspectiva das Autopeças

Component Carbon Footprint of Automotive Engines and Transmissions Systems - Autoparts Manufacturer Point of View

VENDRASCO, Allyson de Aguiar ; VILELA, André Guilherme Cintra ; BUENO, Aline Cristina Uema ; ORTH, Denis ; GIORIA, Gustavo dos Santos ;

Trabalho completo:

O setor de transporte rodoviário representa cerca de 9% das emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil. A análise de Product Carbon Footprint (PCF) ajuda a entender a origem dessas emissões. Do ponto de vista do veículo, a maior responsável pelas emissões equivalentes é a fase de uso do veículo, seguida pelas emissões das matérias primas e manufatura dos componentes, por isso a descarbonização das autopeças é importante para limitar o aquecimento global. O objetivo deste trabalho é investigar o PCF de componentes para sistemas de transmissões e motores automotivos. Propõe-se uma metodologia para desmembrar o PCF em categorias de materiais com escopo do berço ao portão, complementando estudos semelhantes realizados sob a perspectiva de montadoras automotivas. O PCF é o método estabelecido pela ISO 14067 para determinar o impacto climático de um produto, que, durante todo o seu ciclo de vida, é representado na forma de emissões de dióxido de carbono equivalente. Este estudo utiliza como base o portfolio de produtos da Schaeffler para os sistemas de transmissões e motores de veículos de passeio. Resultados preliminares mostram que a maior parte das emissões até o portão são geradas pelos materiais de aço e plástico, dentre 7 diferentes categorias analisadas. 

Trabalho completo:

The road transport sector accounts for about 9% of Greenhouse Gas emissions in Brazil. The Product Carbon Footprint (PCF) analysis helps to understand the origin of these emissions. From the vehicle's point of view, the largest contributor to the equivalent emissions is the use phase of the vehicle, followed by emissions from raw materials and manufacturing of components; therefore, the decarbonization of auto parts manufacturers is important to limit the global warming. The objective of this study is to investigate the PCF of components for automotive transmission and engine systems. A methodology is proposed to break down the PCF into material categories with a cradle-to-gate scope, complementing similar studies conducted from the perspective of car manufacturers. The PCF is the method established by ISO 14067 to determine the climate impact of a product, which, throughout its life cycle, is represented in the form of equivalent carbon dioxide emissions. This study is based on the product portfolio of Schaeffler for transmission and engine systems of passenger vehicles. Preliminary results show that most emissions up to the gate are generated by steel and plastic materials, among 7 different categories analyzed.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP69

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Como citar:

VENDRASCO, Allyson de Aguiar; VILELA, André Guilherme Cintra; BUENO, Aline Cristina Uema; ORTH, Denis; GIORIA, Gustavo dos Santos; "Pegada de Carbono de Componentes para Sistemas de Transmissões e Motores Automotivos - Perspectiva das Autopeças", p. 341-348 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP69

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