Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PARCERIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA LABORATÓRIO DE DESIGN SOLIDÁRIO E A ASSOCIAÇÃO CORNÉLIA VLIEG: APLICAÇÃO DO DESIGN NA PRODUÇÃO DE MOSAICOS

Lourenção, Guilherme Souza Prado ; Goya, Cláudio Roberto y ;

Artigo Completo:

Este artigo é parte de um projeto de assessoria em andamento e tem como objetivo descrever a parceria realizada entre o projeto de extenção Labsol, e a Associação Cornélia Vileg na produção da oficina de mosaicos do NOT - Núcleo de oficinas de trabalho da associação Cornélia Vileg. A Associação se trata de uma organização sem fins lucrativos que atua na reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos mentais através do trabalho em oficinas que funcionam como espaços de inclusão social. Conhecendo o trabalho do Labsol houve a procura do projeto para o desenvolvimento de novas peças visando o aumento da rentabilidade da produção. O Labsol por sua vez tendo como base teórica os conceitos de Sustentabilidade, Ecodesign e Economia Solidária e os autores Singer, Vezzoli, Manzini e Baxter está discutindo e entendendo a necessidade da proposta de um redesign das peças da Oficina de Mosaico, compreendendo sua importância enquanto patrimônio cultural, agregando valor a sua linha de produção e prezando sua inserção no mercado.

Artigo Completo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0279

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO CORNÉLIA VLIEG, Quem Somos . 2016. Disponível na internet por http em: . Acesso em 21 mai. 2016.
  • [2] BAXTER, Mike . Projeto de Produto. São Paulo: Blucher, 2000.
  • [3] BORGES, Adélia. Design+Artesanato. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
  • [4] GOYA, C. R.; ANDRADE, A. B. P.; DOMICIANO, C. L. C.; ROSSI, D. C.; MEDOLA; F. O.; HENRIQUES, F, SILVA, J. P. C., PASCHOARELLI, L. C.; MOURA, M.; RODRIGUES, O. V.; BIGAL, S. M.; BARATA, T. Carnaval, Cultura Popular e Design - Uma Experiência de Extensão Universitária em Design In: Ensaios em Design - Práticas Interdisciplinares.1 ed. Bauru: Canal 6 Editora, 2014, p. 136-156.
  • [5] MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. São Paulo: USP. 2008.
  • [6] MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo, trad. CARVALHO, Astrid de. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.
  • [7] SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
Como citar:

Lourenção, Guilherme Souza Prado; Goya, Cláudio Roberto y; "PARCERIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA LABORATÓRIO DE DESIGN SOLIDÁRIO E A ASSOCIAÇÃO CORNÉLIA VLIEG: APLICAÇÃO DO DESIGN NA PRODUÇÃO DE MOSAICOS", p. 3250-3257 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0279

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações