Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Paradoxo dos Gêmeos: Uma abordagem da dilatação temporal segundo o Efeito Doppler com uma álgebra do Ensino Médio

GOBBI, Luiz Henrique; ALVARENGA, Flávio Gimenes;

Artigo:

As consequências dos postulados de Einstein, tais como a dilatação do tempo, a contração do espaço e a relatividade da simultaneidade levam a algumas situações aparentemente absurdas. A estas situações dar-se-á o nome de ”Paradoxo”. Neste presente artigo, tem-se um resumo do mais famoso Paradoxo da Relatividade Restrita - o Paradoxo dos Gêmeos. Faz-se aqui uma abordagem do mesmo, buscando apresentar uma explicação simplificada, baseada no efeito Doppler, voltada para estudantes do Ensino Médio.

Artigo:

The consequences of Einstein’s postulates, such as time dilation, contraction of space and the relativity of simultaneity lead to some seemingly absurd situations. To these situations will give the name of ”Paradox”. In this article, there is a summary of the most famous paradox of relativity - the Twin Paradox. It does up here an approach of it, seeking to present a simplified explanation, based on the Doppler effect, aimed at high school students.

Palavras-chave: Paradoxo dos Gêmeos, Cinemática Relativística, Coeficiente de Lorentz, Contração Espacial,

Palavras-chave: Twin Paradox, Relativistic kinematics, Coefficient of Lorentz, Space Contraction,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-002

Referências bibliográficas
  • [1] D’INVERNO, Ray. Introducing Einstein Relativity. 1992. Oxford University Press.
  • [2] RESNICK, Robert and WATANABE, Shigeo. Introdução à Relatividade Especial. 1971, p. 220. Ed. Universidade de São Paulo.
  • [3] HAFELE, Joseph Carl and KEATING, Richard. Around-the-world atomic clocks: predicted relativistic time gains. 1972. Revista Science, n. 177, p. 166-168.
Como citar:

GOBBI, Luiz Henrique; ALVARENGA, Flávio Gimenes; "Paradoxo dos Gêmeos: Uma abordagem da dilatação temporal segundo o Efeito Doppler com uma álgebra do Ensino Médio", p. 5-9 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-002

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações