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Paradigmas da interação nas mídias computacionais

Ranoya, Guilherme;

Artigo completo:

Este artigo procura delinear asprincipais matrizes projetuais das mídias digitais/interativas ao longo de seuspercursos históricos, discutindo suas respectivas abordagens sobre a questão dainteração e de como projetá-la. Através deste mapeamento, confrontam-se asdiferenças conceituais entre os paradigmas de Human-computer interactions,Interface design, Information Architecture, User-centered design, Interactiondesign, User experience, e as novas formas de interação computacional quesurgem para além das telas dos computadores e smartphones, em um esforço quevisa colaborar com norteadores e diretrizes mais claras sobre as diferentesformas como a interação é compreendida e modelada, tanto quanto aoaprofundamento da discussão sobre ela.  

Artigo completo:

Palavras-chave: Interação, modelos, projeto, mídia digital,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-093

Referências bibliográficas
  • [1] GREENFIELD, A. 2006. Everyware: the dawning age of ubiquitous computing. Berkeley: New Riders Press. LARROSA, J. 201 Experiência e alteridade em educação. Santa Cruz do Sul: Revista reflexão e ação, 201 MERHOLZ, P. 2007. Conversation with Don Norman About UX & Innovation. In Adaptive Path , 10/05/2016.
Como citar:

Ranoya, Guilherme; "Paradigmas da interação nas mídias computacionais", p. 1009-1018 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-093

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