Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Painéis acústicos móveis: Pequenos Estúdios e Diferentes Configurações Acústicas por meio do Design

Moving Acoustic Panels: Small Studios and Different Acoustic Configurations through Design

Salles, Paulo Celso Marcondes de ; Taralli, Cibele Haddad ;

Resumo:

O projeto de pesquisa tem por objetivo, investigar avaliar e discorrer de forma dissertativa sobre processos de desenvolvimento de projetos de design em acústica, voltados para espaços de produção musical gravada ou a ser reproduzida tanto por mídia física como ao vivo/gravado por meio digital na web, limitando a pesquisa de campo a um recorte geográfico circunscrito à cidade de São Paulo, tendo a abrangência da pesquisa em duas faixas, a saber: estúdios profissionais de porte médio/pequeno e home studios de produtores independentes. O desenvolvimento da pesquisa, em uma segunda etapa, pretende elencar critérios de desempenho de salas acústicas em três situações: para tomada de áudio de instrumentos acústicos, voz e instrumentos eletrônicos não gravados em linha (tomada de gravação direta captada por microfones, onde a sala entra como extensão do instrumento), salas técnicas, onde são processadas as tomadas de gravação e salas de audição crítica, onde são avaliados resultados pós-mixagem e pós- masterização do produto. Em uma terceira etapa, será realizada análise crítica sobre os dados coletados e pretende avançar sobre o projeto espacial e geometria, design de peças de mobiliário acústico (painéis manufaturados, produzidos industrialmente ou impressoras 3D) suas características e resultados, bem como sobre design de mobiliário específico para estúdio e do mobiliário de suporte e decoração, enfatizando o Design, no projeto e metodologias de pesquisa voltadas a produção de objetos acústicos que venham compor configurações de espaços sonoros em etapas diversas do processo de produção de áudio em estúdio e objetos de suporte acústico para tomadas de gravação de vozes ou instrumentos específicos, baseados na literatura, prática profissional e demandas de mercado.

Resumo:

The research project aims to investigate and discuss in a dissertation way the development processes of design projects in acoustics, focused on spaces of recorded music production or to be reproduced by both physical and live / digitally recorded media in the. web, limiting the field research to a geographic cut circumscribed to the city of São Paulo, having the scope of the research in two tracks, namely: medium / small professional studios and home studios of independent producers.

Palavras-chave: Design acústico; Acústica de estúdios de áudio; Design e movimento; Simulações acústicas; configurações modulares,

Palavras-chave: Acoustic design; Acoustics of audio studios; Design and movement; Acoustic simulations; modular settings,

DOI: 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_22

Referências bibliográficas
Como citar:

Salles, Paulo Celso Marcondes de; Taralli, Cibele Haddad; "Painéis acústicos móveis: Pequenos Estúdios e Diferentes Configurações Acústicas por meio do Design", p. 22 . In: Anais do 3º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_22

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações