Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Otimização Multiobjetivo Eficiente de Sistemas AEB: Um Estudo Comparativo entre Sweeping e NSGA-II

Efficient Multi-Objective Optimization of AEB Systems: A Comparative Study of Sweeping and NSGA-II

CAIANO, Solano Rigotti ; LOPES, Ygor Galbier ; TANG, Jian ; MAFORT, Leimar ;

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Otimização Multiobjetivo Eficiente de Sistemas AEB: Um Estudo Comparativo entre Sweeping e NSGA-II O ajuste de parâmetros no desenvolvimento de sistemas de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) é fundamental, especialmente ao equilibrar segurança e conforto dos passageiros. Este estudo emprega o algoritmo NSGA-II (Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II) para identificar de forma eficiente cenários ótimos que representam o trade-off entre risco de colisão e desconforto dos ocupantes. O algoritmo otimiza dois objetivos conflitantes: o tempo para colisão (TTC) como métrica de risco, e o jerk como indicador de desconforto. A abordagem proposta é integrada a um ambiente de simulação Software-in-the-Loop (SIL) utilizando o CarMaker, possibilitando a geração de cenários de teste de forma escalável e eficaz. O NSGA-II é utilizado para explorar o espaço multiobjetivo, identificando um conjunto diverso de cenários ótimos de Pareto que refletem os trade-offs críticos. Os resultados demonstram que essa abordagem permite identificar de forma eficiente cenários de teste críticos, contribuindo para o desenvolvimento e validação de funcionalidades ADAS voltadas a sistemas AEB.

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Parameter tuning in Autonomous Emergency Braking (AEB) system development is critical, particularly when balancing safety and passenger comfort. This study employs the Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II) to efficiently identify optimal scenarios that represent a trade-off between collision risk and passenger discomfort. The algorithm optimizes two conflicting objectives: time-to-collision (TTC) as a metric for collision risk, and jerk as an indicator of passenger discomfort. The proposed approach is integrated into a Software-in-the-Loop (SIL) simulation environment using CarMaker, enabling scalable and effective test scenario generation. NSGA-II is used to explore the multi-objective space, identifying a diverse set of Pareto-optimal scenarios that reflect critical trade-offs. The results demonstrate that this approach can be used to efficiently identify critical test scenarios, enhancing the development and validation of ADAS features for AEB systems.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP95

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Como citar:

CAIANO, Solano Rigotti; LOPES, Ygor Galbier; TANG, Jian; MAFORT, Leimar; "Otimização Multiobjetivo Eficiente de Sistemas AEB: Um Estudo Comparativo entre Sweeping e NSGA-II", p. 489-493 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP95

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