Artigo - Open Access.

Idioma principal

OTIMIZAçãO EXPERIMENTAL E VOLTAMéTRICA PARA A IDENTIFICAçãO E QUANTIFICAçãO DO DESREGULADOR ENDóCRINO BISFENOL A

EXPERIMENTAL AND VOLTAMMETRIC OPTIMIZATION FOR THE IDENTIFICATION AND QUANTIFICATION OF THE ENDOCRINE DISRUPTOR BISPHENOL A

ANDRINO, LAVINIA MARINS ; SOUZA, DJENAINE DE ; , ;

Artigo:

O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de metodologia analítica para a identificação e quantificação do desregulador endócrino Bisfenol A (BPA) e posterior aplicação em amostras de alimentos industrializados e armazenados em embalagens plásticas. Para isto, foram empregados métodos eletroanalíticos, nos quais as intensidades de sinais de correntes elétricas são empregadas para avaliação das concentrações de BPA e para avaliação da contaminação em alimentos industrializados armazenados em embalagens plásticas. O eletrodo sólido de amalgama de prata, será o sensor voltamétrico empregado, pois apresenta características semelhantes às do eletrodo de mercúrio, porém sem geração de resíduos tóxicos e com excelente reprodutibilidade nos sinais analíticos. A técnica analítica que será utilizada será a voltametria de onda quadrada, por ser, juntamente com o eletrodo sólido de amálgama de prata, uma junção que apresenta alta sensibilidade, seletividade, repetibilidade e reprodutibilidade. Os parâmetros experimentais (eletrólito de suporte e pH do meio) serão avaliados para obtenção de maior sensibilidade e seletividade. Além disto, os parâmetros da técnica de voltametria de onda quadrada também serão otimizados para obtenção de adequada sensibilidade e seletividade, além de estudos sobre mecanismo de reações químicas de BPA em diferentes tipos de amostras. Assim poderá ser possível avaliar se as embalagens estudadas apresentam limites aceitáveis para a presença de BPA, de acordo com o limite exigido pela legislação, e se ocorre contaminação dos alimentos por tempo de armazenamento e aquecimento.

Artigo:

Palavras-chave: BISFENOL A, ELETRODOS SóLIDOS DE AMáLGAMA, ELETROANALíTICA.,

Palavras-chave: BISPHENOL A, SOLID AMALGAM ELECTRODES, ELECTROANALYTICAL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA33

Referências bibliográficas
Como citar:

ANDRINO, LAVINIA MARINS; SOUZA, DJENAINE DE; , ; "OTIMIZAçãO EXPERIMENTAL E VOLTAMéTRICA PARA A IDENTIFICAçãO E QUANTIFICAçãO DO DESREGULADOR ENDóCRINO BISFENOL A", p. 1904-1910 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações