Artigo - Open Access.

Idioma principal

OTIMIZAÇÃO E REDIMENSIONAMENTO DA SEDIMENTAÇÃO DO REJEITO DE MINÉRIO FERRO.

OPTIMIZATION AND REDIMENSIONING OF THE SEDIMENTATION OF THE IRON ORE REJECT

OLIVEIRA, TARCISIO MICHAEL FERREIRA SOARES DE ; REIS, ARLETE BARBOSA DOS ; CALDEIRA, FARLEY ADRIANI BATISTA ; CALDEIRA, EUDUARDO CALMON ; RIBEIRO, LAISSE DIAS ; , ;

Artigo:

A sedimentação é uma operação unitária muito empregada na indústria, desde a reciclagem e reuso de recursos inclusive na indústria de mineração, onde há presença de rejeito de minério de ferro na lama de sedimentação. O estudo objetivou aperfeiçoar o processo de sedimentação analisando as variáveis pH e concentração do rejeito de minério, bem como comparar as características da partículas envolvidas na sedimentação. Os ensaios foram realizados, primeiramente em batelada, utilizando um planejamento fatorial completo 2², incluindo os 4 pontos axiais e 4 pontos centrais para avaliação do erro puro e, em seguida, após a análise de concentração de partículas de rejeito presentes tanto no lodo quanto no clarificado, foram realizados cálculos dos parâmetros: Re (Número de Reynolds),Cd (Coeficiente de arraste), ?p (Densidade da partícula), Vp (Velocidade da partícula), Vs (Velocidade de sedimentação) e dSt (Diâmetro de Stokes). A partir dos dados obtidos, foi possível dimensionar um módulo didático de sedimentação, com capacidade de 1000mL. No âmbito desse contexto, foi possível inferir que a melhor sedimentação ocorreu em ambientes com pH de ácido para neutro, foi observado também, pela análise de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), a influência do diâmetro de partícula nas fases do lodo e clarificado, propiciando inclusive a possibilidade de otimização em processos de recuperação de água, em processos de sedimentação da indústria de mineração.

Artigo:

Palavras-chave: SEDIMENTAçãO, REJEITO, MINéRIO DE FERRO,

Palavras-chave: SEDIMENTATION, REJECT, IRON ORE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP31

Referências bibliográficas
Como citar:

OLIVEIRA, TARCISIO MICHAEL FERREIRA SOARES DE; REIS, ARLETE BARBOSA DOS; CALDEIRA, FARLEY ADRIANI BATISTA; CALDEIRA, EUDUARDO CALMON; RIBEIRO, LAISSE DIAS; , ; "OTIMIZAÇÃO E REDIMENSIONAMENTO DA SEDIMENTAÇÃO DO REJEITO DE MINÉRIO FERRO.", p. 2296-2302 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações