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OTIMIZAÇÃO DOS CICLOS DE AR-PADRÃO OTTO, DIESEL E DUAL COM RELAÇÃO A POTÊNCIA LÍQUIDA DE SAÍDA E A PRESSÃO MÉDIA EFETIVA

OPTIMIZATION OF AIR STANDARD AIR CYCLES OTTO, DIESEL AND DUAL WITH RESPECT TO NET POWER OUTPUT AND MEAN EFFECTIVE PRESSURE

Oliveira, Santiago del Rio ; Scalon, Vicente Luiz ;

Artigo Completo:

Nesse trabalho os ciclos endoreversíveis de ar-padrão Otto, Diesel e Dual são otimizados com relação a potência líquida de saída e a pressão média efetiva. O ciclo endoreversível é aquele em que o processo de fornecimento de calor a partir da combustão e o processo de rejeição de calor para o ambiente são os únicos processos irreversíveis no ciclo. São obtidas expressões para a potência líquida de saída otimizada e para a pressão média efetiva otimizada para cada ciclo motor e é realizada então uma análise comparativa dos resultados obtidos. Estes resultados podem ser utilizados como um critério adicional para uso na avaliação de desempenho e adequação de motores de combustão interna que operam conforme os ciclos Otto, Diesel e Dual.

Artigo Completo:

In this work the endoreversible air-standard cycles Otto, Diesel and Dual are optimized with respect to net output power and mean effective pressure. The endoreversible cycle is one in which a heat supply process from the combustion process and heat rejection to the environment are the only irreversible processes in the cycle. Expressions for the optimized net power output and for the optimized mean effective pressure for each engine cycle is obtained and is then carried out a comparative analysis of the results. These results can be used as an additional criteria to use in evaluating the adequacy and performance of internal combustion engines that operate on the Otto, Diesel and Dual cycles.

Palavras-chave: Otto, Diesel, Dual, otimização, Otto, Diesel, Dual, optimization.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/mathpro-cnmai-0016

Referências bibliográficas
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Como citar:

Oliveira, Santiago del Rio; Scalon, Vicente Luiz; "OTIMIZAÇÃO DOS CICLOS DE AR-PADRÃO OTTO, DIESEL E DUAL COM RELAÇÃO A POTÊNCIA LÍQUIDA DE SAÍDA E A PRESSÃO MÉDIA EFETIVA", p. 58-67 . In: Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria [= Blucher Mathematical Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN em b-reve, DOI 10.5151/mathpro-cnmai-0016

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