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OTIMIZAÇÃO DA PARADA DE TUES PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA

OTIMIZAÇÃO DA PARADA DE TUES PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA

Francisco, Fábio de Rezende ; Vasconcelos, Gustavo Galvão ; Silva Júnior, Orivalde Soares da ;

Artigo Completo:

Dentre as várias dificuldades encontradas no planejamento de parada de (Trem Unidade Elétrica) para manutenção, uma delas é a priorização destes trens considerando diversas restrições como o atendimento à operação, a capacidade de vias em oficina de manobras. Considerando este cenário, o artigo propõe a criação de um modelo matemático utilizando os conceitos de programação linear para otimização de parada de trens para manutenção corretiva, levando-se em consideração as seguintes restrições: trens com avaria crítica; trens com dois ou mais carros com sistema de freio isolado; capacidade de linhas em oficina; além de pontuação total maior que o percentual de referência determinado, para o caso de avarias não críticas. O sistema metroviário do Rio de Janeiro possui, em sua base de dados de manutenção, o registro de ordens de serviço com suas devidas prioridades, que considera o nível de impacto de cada tipo de falha. Para definição de pontuação dos trens a serem encaminhados à oficina, foram atribuídos pontos a partir das prioridades das ordens de serviço, garantindo a parada de trens mais críticos ao respeitar as restrições elencadas através do modelo matemático desenvolvido. O modelo proposto mostrou-se eficaz, tendo em vista que selecionou os trens prioritários, otimizando a parada de trens, considerando as restrições definidas. A utilização deste modelo na rotina diária de programação de TUEs trará benefícios para o processo decisório de parada de trens de um sistema metroferroviário, ao estruturar qualquer processo que se baseie na experiência técnica do programador, que tende a ser limitada, pois não é capaz de considerar todas as restrições envolvidas.

Artigo Completo:

Dentre as várias dificuldades encontradas no planejamento de parada de (Trem Unidade Elétrica) para manutenção, uma delas é a priorização destes trens considerando diversas restrições como o atendimento à operação, a capacidade de vias em oficina de manobras. Considerando este cenário, o artigo propõe a criação de um modelo matemático utilizando os conceitos de programação linear para otimização de parada de trens para manutenção corretiva, levando-se em consideração as seguintes restrições: trens com avaria crítica; trens com dois ou mais carros com sistema de freio isolado; capacidade de linhas em oficina; além de pontuação total maior que o percentual de referência determinado, para o caso de avarias não críticas. O sistema metroviário do Rio de Janeiro possui, em sua base de dados de manutenção, o registro de ordens de serviço com suas devidas prioridades, que considera o nível de impacto de cada tipo de falha. Para definição de pontuação dos trens a serem encaminhados à oficina, foram atribuídos pontos a partir das prioridades das ordens de serviço, garantindo a parada de trens mais críticos ao respeitar as restrições elencadas através do modelo matemático desenvolvido. O modelo proposto mostrou-se eficaz, tendo em vista que selecionou os trens prioritários, otimizando a parada de trens, considerando as restrições definidas. A utilização deste modelo na rotina diária de programação de TUEs trará benefícios para o processo decisório de parada de trens de um sistema metroferroviário, ao estruturar qualquer processo que se baseie na experiência técnica do programador, que tende a ser limitada, pois não é capaz de considerar todas as restrições envolvidas.

Palavras-chave: otimização; manutenção; operação; trens.,

Palavras-chave: otimização; manutenção; operação; trens.,

DOI: 10.5151/spolm2019-140

Referências bibliográficas
  • [1] OLORTEGUI, José Antonio Chavez; RODRIGUES, Evaldo Cesar Cavalcante; JÚ- NIOR, Aldery Silveira; SHIMOISHI, José Matsuo. Política pública de transporte metroviário como fator de impacto no mercado imobiliário e na arrecadação de impostos. [Brasília, DF]: PANAM, 2012, 13 p. [2] Valente, Matar Amir. Qualidade e produtividade nos transportes. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 239 p. [3] COCA, Antônio Clóvis; TORRES, Isaac Guilhermino Espinosa. Transporte Público Urbano. 2. ed. São Carlos: Rima, 2004. 428 p. [4] UIC INTERNATIONAL UNION OF RAILWAYS. UIC Railway application guide – Practical implementation of asset management through ISO 5500 Paris, 2016. 96p. [5] YAN, Shangyao; CHEN, Chun Ying; YUAN, Chun Ying. Long-term aircraft maintenance scheduling for an aircraft maintenance centre: a case study. International Journal of Applied Management Science, v.1, n. 2, 2008, 143 p. [6] BELHOT, Renato Vairo; CAMPOS, Fernando Celso de. Relações entre manutenção e engenharia de produção: uma reflexão. Prod. [online]. 1995, v.5, n.2, p.125-134. [7] BORGES, Gustavo Fernando de Oliveira. Otimização da programação de manutenção de trens com base em confiabilidade. 2013. 93 p. Trabalho apresentado como como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes. Pós-graduação em Engenharia de Transportes, IME, Rio de Janeiro, 2013. [8] BODANESE, Ronaldo E.; OLIVEIRA, José A.; SCALABRIN, Idionir; MORAES, Claudionor J.. [2005]. Teoria das restrições, pesquisa operacional e programação linear, estudo de caso com a utilização do solver. In: IX Congresso Internacional de Custos, Florianópolis, 13 p., 2005. [9] WEINGARTEN, Tiago; VECCHIA, Rodrigo Dalla. Modelagem matemática e pesquisa operacional: uma possibilidade. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 12 p., 2016. [10] SEIXAS, Eduardo de Santana. Manutenção Centrada Na Confiabilidade - Estabelecendo a política de manutenção com base nos mecanismos de falha dos equipamentos. Artigo, RELIASOFT. São Paulo, 10 p. 2010.
Como citar:

Francisco, Fábio de Rezende; Vasconcelos, Gustavo Galvão; Silva Júnior, Orivalde Soares da; "OTIMIZAÇÃO DA PARADA DE TUES PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA", p. 1943-1955 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-140

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