Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

OS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SEUS RISCOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE UM HOSPITAL DE PONTA GROSSA-PR

Sgarbossa, Carolina Kratsch ; Tesser, Daniel Poletto ;

Artigo Completo:

Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) representam uma pequena parcela de resíduos gerados no Brasil. Porém, necessitam de um manejo diferenciado devido ao potencial de risco que possuem para a saúde e meio ambiente. Em virtude disto, cada estabelecimento gerador é obrigado a implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Neste contexto, analisou-se o PGRSS de um hospital do município de Ponta Grossa, no Paraná, com a finalidade de analisar sua implementação e versar sobre a importância de normas de segurança ocupacional. A pesquisa ocorreu por meio de visitas ao local, pesquisas bibliográficas e consultas ao PGRSS. Nas visitas foram observados os procedimentos em todas as etapas do gerenciamento e foram constatadas algumas inconsistências. Propôs-se a elaboração de um manual com o objetivo de orientar como proceder ao manejo dos RSS. Portanto, é conclusiva para esta pesquisa a importância da implantação adequada de um PGRSS para qualquer estabelecimento de atenção à saúde.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Resíduos de serviços de saúde, Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, Saúde e segurança ocupacionais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-135

Referências bibliográficas
  • [1] ARMOND, G. A.; AMARAL, A. F. H. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Medis Editora Médica e Cientifica Ltda: Rio de Janeiro, 200
  • [2] BARROS, Raphael Tobias de Vasconcelos et al. Elementos de gestão de resíduos sólidos. Belo Horizonte: Tessitura, 201
  • [3] BRASIL. ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGIL NCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada – RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004.
  • [4] BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2005.
  • [5] BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, CONAMA. Resolução CONAMA no 358, de 29 de abril de 200
  • [6] LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • [7] VALIM, Marília Duarte; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Avaliação da exposição ocupacional a material biológico em serviços de saúde. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 20, 2011, pp. 138-146. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
Como citar:

Sgarbossa, Carolina Kratsch; Tesser, Daniel Poletto; "OS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E SEUS RISCOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE UM HOSPITAL DE PONTA GROSSA-PR", p. 1336-1344 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-135

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações