Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

OS PÁTIOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19 SEGUNDO A PSICOLOGIA AMBIENTAL E A ERGONOMIA

SCHOOLYARDS IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC ACCORDING TO ENVIRONMENTAL PSYCHOLOGY AND ERGONOMICS

Pacheco, Juliana Arrua ; Dorneles, Vanessa Goulart ; Romano, Fabiane Vieira ;

Artigo:

Pátios escolares favorecem a convivência e a socialização, com preceitos da psicologia ambiental, que estuda a inter-relação entre pessoa-ambiente, o objetivo dessa pesquisa é compreender o papel e o valor do pátio escolar no contexto da pandemia por Covid 19 e se aspectos de afetividade com o local tendem a se transformar. Foi realizada uma revisão de literatura acerca dessas questões, selecionou-se artigos e dissertações nas bases de dados Scielo, Scopus, Portal Periódicos da Capes e Revista Projetar, entre junho/2021 a outubro/2021. Os resultados mostraram a escassez de estudos sobre apropriação de pátios, e a inexistência no período da pandemia.

Artigo:

School patios favor coexistence and socialization, with precepts of environmental psychology, which studies the interrelationship between person-environment, the objective of this research is to understand the role and value of the school patio in the context of the pandemic by Covid 19 and if aspects of affectivity with the place tend to transform. A literature review was carried out on these issues, articles and dissertations were selected in the databases Scielo, Scopus, Portal Periódicos da Capes and Revista Projetar, between June/2021 to October/2021. The results showed the scarcity of studies on the appropriation of patios, and the lack of them during the pandemic period.

Palavras-chave: Pátio escolar; Psicologia ambiental; Apropriação do espaço; Ergonomia.,

Palavras-chave: School yard; Environmental psychology; Appropriation of space; ergonomics.,

DOI: 10.5151/eneac2022-097

Referências bibliográficas
  • [1] ADAMS, G. Colaboração interdisciplinar e participação do usuário como metodologia proje¬tual.
  • [2] Em V. D. Rio, C. R. Duarte & P. A. Rheingantz (Orgs.), Projeto de lugar: Colaboração entre
  • [3] psico¬logia, arquitetura e urbanismo (pp. 45-58). Rio de Janeiro: Contra Capa/PROARQ, 2002.
  • [4] BONAIUTO, M.; CARRUS, G.; MARTORELLA, H.; BONNES, M.. Local identity processes and
  • [5] environmental attitudes in land use changes: The case of natural protected areas [Versão
  • [6] Eletrônica]. Journal of Economic Psychology, 23(5), 631-653, 2002.
  • [7] BOOTH, A. ‘Brimful of STARLITE’: toward standards for reporting literature searches.
  • [8] Journal of the Medical Library Association, 94, 4, 421–9, 2012.
  • [9] CAVALCANTE, S.; ELIAS, T. F. Apropriação. In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (Org.). Temas
  • [10] básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 63-69.
  • [11] CHAWLA, L. “Insight, creativity and thoughts on the environment”: Integrating children and
  • [12] youth into human settlement development [Versão Eletrônica]. Environment and Urbanization,
  • [13] 14(2), 2002.
  • [14] ELALI, G. A. Psicologia e Arquitetura: em busca do locus interdisciplinar. Estudos de
  • [15] Psicologia, v. 2, n. 2, p. 349–362, 1997.
  • [16] ELALI, G. A. O ambiente da escola: discussão sobre a relação escola - natureza em
  • [17] educação infantil. Estudos de Psicologia, v. 2, n. 8, p. 309–319, 2003.
  • [18] FISHER, G. N. Psicologia Social do Ambiente. Lisboa: Instituto Piaget – Sociedade Industrial
  • [19] Gráfica., 1994.
  • [20] GONÇALVES, T. M. Cidade e poética: um estudo de psicologia ambiental sobre o ambiente
  • [21] urbano. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2007.
  • [22] GÜNTHER, H., ELALI, G. A., & PINHEIRO, J. Q. A abordagem multimétodos em estudos
  • [23] pessoa-ambiente: características, definições e implicações. In J. d. Q. Pinheiro & H. Günther
  • [24] (Ed.), Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo,
  • [25] 2008.
  • [26] IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2005.
  • [27] ITTELSON, W. H.; RIVLIN L. G. & WINKEL, G. H. An Introduction to Environmental
  • [28] Psychology. 2005.
  • [29] JESSON, J., MATHESON, L. and LACEY, F.. Doing Your Literature Review: Traditional and
  • [30] Systematic Techniques. Sage, London, 2011.
  • [31] KOWALTOWSKI, D. K. Arquitetura Escolar - O projeto do ambiente de ensino. 1.ª ed. São
  • [32] Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • [33] LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
  • [34] MOSER, G. Psicologia Ambiental. In: Estudos De Psicologia, Paris/FR. Evento. Paris/FR:
  • [35] Universidade Renè Descartes-Paris V, 1998.
  • [36] PINHEIRO, J. Q., & GÜNTHER, H. Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente.
  • [37] São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
  • [38] POL, E. El modelo dual de la apropiacíon del espacio. In: MIRA, Garcia R.; CAMESELLE,
  • [39] Sabuceno J. M.; MARTINEZ, Romay J. (Ed.). Psicología y medio ambiente. Aspectos
  • [40] psicosociales, educativos y metodológicos. Coruña: Asociación Galega de Estudios y
  • [41] Investigación Psicosocial, 2002.
  • [42] PRADO, A. R. A.; LOPES, M. E.; ORNSTEIN, S. W. Desenho Universal. Caminhos da
  • [43] Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010.
  • [44] ROSS, H.; MUNN, P.; & BROWN, J. What counts as student voice in active citizenship case
  • [45] studies?: Education for citizenship in Scotland [Versão Eletrônica]. Education, Citizenship and
  • [46] Social Justice, 2(3), 2007.
  • [47] SAVI, A. E.; RECH, G. R. F. Apropriação Espacial Das Crianças – Um estudo ergonômico no
  • [48] pátio escolar. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 23 | n. 3, p. 1 – 14 | ISSN
  • [49] 1983-196X, 2015.
  • [50] TUAN, Y-F. Topofilia: percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL,
  • [51] 1980. 288p.
  • [52] VILLAROUCO, V.; ANDRETO, L. F. M. Avaliando desempenho de espaços de trabalho sob
  • [53] o enfoque da ergonomia do ambiente construído- Prod. vol.18 no.3. São Paulo Sept./Dec.
  • [54] 2008.
Como citar:

Pacheco, Juliana Arrua; Dorneles, Vanessa Goulart; Romano, Fabiane Vieira; "OS PÁTIOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19 SEGUNDO A PSICOLOGIA AMBIENTAL E A ERGONOMIA", p. 1531-1547 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-097

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações