- Open Access.

Idioma principal

OS IMPACTOS AMBIENTAIS E AS MELHORIAS OCORRIDAS APÓS O ACIDENTE DA PLATAFORMA P-36

MEIRA, L. S. ; ANDRADE, S. S. S. ; SILVA, L. D. ; , ;

:

Nas plataformas de petróleo, as condições de trabalho são perigosas, resultando em acidentes de trabalho e, por vezes, em verdadeiras catástrofes. O presente artigo analisa o acidente na plataforma P-36 através do relatório emitido pela Agência Nacional do Petróleo em conjunto com a Marinha do Brasil. Este acidente foi um marco na história do Brasil, ocorreu no campo de Roncador, na Bacia de Campos, após a operação de esgotamento de água do tanque de drenagem de emergência da coluna de popa bombordo, ocorrendo duas explosões, resultando na morte de alguns funcionários da Petrobrás e afundamento completo da plataforma. Sendo assim, realizou-se um estudo sobre o relatório, onde inicialmente foram analisadas as possíveis causas do acidente e dessa forma foi possível adquirir subsídios para apresentar os impactos ambientais e as oportunidades de melhorias.

:

Palavras-chave: Plataforma P-36, Acidente, Causas, Melhorias,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-239

Referências bibliográficas
  • [1] ANP/DPC. Análise do acidente com a plataforma P-36. Relatório da Comissão de Investigação ANP/DPC, 200
  • [2] BOOTH, M. e BUTLER, J. A new approach to permit to work systems offshore. Safety Science, 15:309-320, 199
  • [3] SOUZA, A. Planos Nacionais de Contingência para atendimento derramamento de óleo: análise de países representativos das Américas para implantação no caso do Brasil. Trabalho de Mestrado (Mestre em Ciências em Planejamento Ambiental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.
Como citar:

MEIRA, L. S.; ANDRADE, S. S. S.; SILVA, L. D.; , ; "OS IMPACTOS AMBIENTAIS E AS MELHORIAS OCORRIDAS APÓS O ACIDENTE DA PLATAFORMA P-36", p. 1321-1326 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-239

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações