Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Os efeitos da aromaterapia sobre a qualidade do sono e depressão no distúrbio do sono: uma revisão sistemática

Os efeitos da aromaterapia sobre a qualidade do sono e depressão no distúrbio do sono: uma revisão sistemática

Silva, Ledismar José da ; Ayres , Arthur Balestra Silveira ; Ayres, Paulo Gabriel Balestra Silveira ; Zaiden, Júlia Nascimento ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: Distúrbios do sono são frequentes em pacientes depressivos, e comoconsequência agravam sua condição clínica. A terapia farmacológica, muitasvezes, é a primeira abordagem para auxiliar na melhora do sono. Contudo,terapias complementares possuem potencial benefício importante para a melhorado paciente. A aromaterapia consiste no uso terapêutico de óleos essenciais deplantas por meio de inalação, ingestão ou aplicação tópica. É usada paradores, ansiedade, depressão, relaxamento, distúrbios do sono e estresse. Opta-se, principalmente, pelo óleo essencial de lavanda por sua segurança e efeitosrelaxantes e sedativos, assim como propriedades antimicrobiana, antidepressivae redutora de estresse.OBJETIVOS: Avaliar por meio de uma revisão sistemática os efeitos daaromaterapia na melhora da qualidade do sono e depressão em pacientes comdistúrbio do sono.MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da base de dados Pubmed eMedline utilizando os termos “aromatherapy”, “sleep quality” e “depression”,filtrados artigos publicados nas línguas inglesa e portuguesa e excluídos osartigos que não possuem associação com o tema.RESULTADOS: Dos resultados da busca, 8 cumpriram os critérios de inclusão. Umarevisão da Cochrane apresentou efeitos benéficos da aromaterapia na qualidadee eficiência do sono em pacientes com doença renal crônica. Ensaios clínicosrandomizados demonstraram efeitos benéficos da aromaterapia na melhora daansiedade e qualidade do sono em pacientes tratados com quimioterapia eaqueles na unidade de terapia intensiva para doença arterial coronariana.Outros dois estudos apresentaram potencial benefício da aromaterapia emassagem na qualidade do sono e humor no pós-operatório imediato e empacientes com câncer em cuidados paliativos. Contudo, revelou-se resultadosconflitantes da aromaterapia para a melhora da depressão. A inalação de óleode rosa e de lavanda não promoveu benefício sobre a depressão e um únicoestudo associando a inalação de óleo e ingestão de chá de lavanda apresentapequena melhora no curto prazo.CONCLUSÃO: Considerando o impacto dos distúrbios do sono na qualidade de vidados pacientes com diversas comorbidades, a aromaterapia é uma terapiaadjuvante com efeitos modestos na melhora da qualidade do sono e humor a curtoprazo. Evidenciou-se a necessidade de estudos que avaliem a aromaterapia namelhora na qualidade do sono em pacientes depressivos, assim como estudos parapadronizar sua abordagem e efeitos."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: AROMATERAPIA; DISTÚRBIO DO SONO; DEPRESSÃO,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-52

Referências bibliográficas
  • [1] 1- Natale P, Ruospo M, Saglimbene VM, Palmer SC, Strippoli GFM. Interventions for improving sleep quality in people with chronic kidney disease. Cochrane Database Syst Rev. 2019;2019(5). 2- Karadag E, Samancioglu S, Ozden D, Bakir E. Effects of aromatherapy on sleep quality and anxiety of patients. Nurs Crit Care. 2017;22(2):105–12.
Como citar:

Silva, Ledismar José da; Ayres , Arthur Balestra Silveira; Ayres, Paulo Gabriel Balestra Silveira ; Zaiden, Júlia Nascimento ; "Os efeitos da aromaterapia sobre a qualidade do sono e depressão no distúrbio do sono: uma revisão sistemática", p. 167-169 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-52

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações