Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Os aspectos da interação e comunicação de jogos cooperativos e competitivos: reflexões e desafios do game designer

The aspects of interaction and communication in cooperative and competitive games: Reflections and challenges for game designers

Munhoz, Daniella Rosito ; Costa, Ramon de Oliveira ; Bastos, Alex Cael Borges ; Fernandes, Nathan Martins ; Demaison, André Leonardo ; , ;

Artigo:

Tanto jogos de modalidades cooperativas quanto os jogos de modalidades competitivas têm se mostrado bastante importantes não só na indústria de games - uma das maiores do setor do entretenimento -, mas também nos âmbitos empresarial e educacional. Diante deste contexto, o presente artigo busca analisar a comunicação e a interação dos jogadores em jogos com abordagens competitivas e cooperativas, expondo suas diferenças, vantagens e desvantagens. As análises aqui apresentadas foram feitas sob a ótica do game design e por meio de uma revisão teórica. Este trabalho também tem por objetivo expor a mudança de paradigma dos jogos de tabuleiro por conta da popularização da abordagem de mecânicas cooperativas, principalmente a partir da criação do jogo Pandemic. Por fim, busca-se avaliar ainda como essa mudança nas mecânicas de jogos influenciou nas transformações da maneira tradicional de se jogar, da relação entre os jogadores e do modo de obtenção de prazer e diversão por meio de jogos.

Artigo:

"Both cooperative and competitive games have proven to be very important not only in the game industry - one of the largest in the entertainment sector - but also in the business and educational realms. In this context, this article seeks to analyze the communication and interaction of players in games with competitive and cooperative approaches, exposing their differences, advantages, and disadvantages. The analyses presented here were made from the perspective of game design and through a theoretical review. This work also aims to expose the paradigm shift of board games due to the popularization of cooperative mechanics, mainly from the creation of the game Pandemic. Finally, we also seek to evaluate how this change in game mechanics influenced the transformations of the traditional way of playing, the relationship between players, and the way of obtaining pleasure and fun through games."

Palavras-chave: Jogos; cooperativos; competitivos,

Palavras-chave: Games; cooperative; competitive,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-70

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Como citar:

Munhoz, Daniella Rosito; Costa, Ramon de Oliveira; Bastos, Alex Cael Borges; Fernandes, Nathan Martins; Demaison, André Leonardo; , ; "Os aspectos da interação e comunicação de jogos cooperativos e competitivos: reflexões e desafios do game designer", p. 1093-1106 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-70

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